fbpx
quarta-feira, janeiro 19, 2022
spot_img
InícioCasesCase Alexandre Costa: conheça a trajetória de sucesso do fundador da Cacau...

Case Alexandre Costa: conheça a trajetória de sucesso do fundador da Cacau Show

Alexandre Tadeu da Costa, nasceu no ano de 1971 na cidade de São Paulo, no bairro da Casa Verde. Filho de um tecelão e uma vendedora domiciliar. Ainda criança, Alexandre ajudava e acompanhava sua mãe nas vendas. Tal experiência fez com que o menino entendesse assuntos ligados aos negócios ainda muito jovem.

Alexandre conta que não foi ele o criador da Cacau Show, mas sua mãe Vilma. Por volta dos seus 14 anos, ela vendia chocolate por catálogo, mas parou algum tempo depois, pois não conseguia dar conta de tantos pedidos. Na páscoa de 1988, Alexandre já com 17 anos, decidiu vender ovos de páscoa. 

A oferta que mudou sua vida

A oportunidade surgiu após receber uma encomenda gigantesca. Por conta de uma fábrica de chocolates que não conseguiu realizar uma entrega ao cliente, o futuro empresário viu a chance perfeita para conseguir uma renda extra.

Com dois mil pedidos de ovos de 50g fechados, foi até o seu fornecedor, mas ele não tinha como atender uma demanda tão grande de ovos de chocolate. 

Mas, claro, ele não deixou os clientes na mão. Em uma entrevista que fez para o PrimoCast, o podcast do Thiago Nigro, ele conta como deu um jeito de produzir tantos ovos:

“chamei o seu Antônio, motorista da empresa da minha mãe, que tinha uma kombi velhinha para ir comigo de atacado em atacado achar um jeito de entregar esses 2 mil ovos. Foi então que, no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, eu entrei no atacado e comecei a explicar para a dona a situação. Tinha uma senhora perto que falou pra eu comprar as formas e barras de chocolate e vamos na minha casa que eu te ajudo a fazer e em dois, três dias a gente entrega os ovos. Dito e feito”. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E para fazer isso dar certo, pegou 500 dólares emprestados com um tio para comprar todo o chocolate. Após três dias de trabalho intenso, conseguiu finalizar a produção e as entregas.

Nasce a Cacau Show

Depois de entregar todas as encomendas, pagar seu tio e a ajudante Dona Cleusa, teve um lucro de 500 dólares, que ele usou como capital de giro e fez mais chocolates. Foi assim que tudo começou. Alexandre viu uma oportunidade de mercado pouco explorada. 

Com 18 anos e com um fusquinha, começou a vender para as padarias, que pagavam a vista. No fim do dia comprava mais barras e produzia mais chocolate. No outro dia, 6h da manhã, já estava vendendo novamente. 

Ele conta, em uma das entrevistas que fez para o Sebrae, que um casal muito querido de Piracicaba (SP) vendeu tantos chocolates pelo seu catálogo que não cabia no apartamento deles, daí tiveram que alugar um ponto. Ali nasceu a primeira loja física da Cacau Show. 

Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.

Em 1996, o empresário passou uma temporada na Bélgica. No país ele fez diversos cursos voltados ao chocolate, para que assim pudesse aprimorar ainda mais suas habilidades de forma a melhorar de forma significativa o produto que oferecia.

Expansão dos negócios

13 anos após a venda dos 2000 ovos de Páscoa, Alê abriu seu primeiro ponto físico em 2001.

A loja foi fundada na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano e totalizavam 230.

Fazendas Ceará, Dedo de Deus e São José

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Alê decide comprar 3 fazendas, a Ceará, Dedo de Deus e São José, que estão situadas no município de Linhares, no estado brasileiro do Espírito Santo. 

Agora, a Cacau Show passa a controlar ainda mais de perto a qualidade e procedência de seus produtos.

As vendas na pandemia

Durante a pandemia, Alê já esperava que as vendas iriam despencar, mas para a surpresa do empresário, muitas lojas conseguiram continuar realizando suas vendas de maneira satisfatória, mesmo atuando apenas por meio do delivery.

Antes de tudo isso acontecer, a marca já atuava através de seu e-commerce. No entanto, as vendas através deste canal representavam apenas cerca de 5% de todas as vendas. Depois da pandemia, as vendas através da internet aumentaram de forma significativa.

Com um e-commerce  pequeno e irrisório, a loja online da Cacau Show foi de 200 para 60 mil pedidos por dia. 

Na entrevista divulgada pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios, ele conta:

“O pessoal trabalhou duro para atender tudo isso. O lado bom é que para o empreendedor nato, a instabilidade é o lugar certo. A mentalidade é que vamos fazer hoje o melhor que podemos. Amanhã é um novo dia e faremos melhor com as ferramentas que tivermos. O que não pode acontecer é, diante do medo, ficar paralisado. Você precisa realizar as coisas com problemas mesmo, não pode parar. Aceita a pandemia e pensa no que pode fazer para resolver. Onde tem problema tem oportunidade. Parece óbvio, e é. Chocolate fino era uma coisa cara e as pessoas querem comer, o que eu vou fazer? Vamos fazer chocolate de qualidade com preço acessível. O segredo é enxergar as oportunidades e jogar”.

“Uma trufa e… 1000 lojas depois”

Em 2010, Alê lança seu livro, “Uma trufa e… 1000 lojas depois”, que celebra a abertura da milésima unidade da franquia. 

Na obra, ele conta sua história e da criação do seu império Cacau Show. Com lições que servem de inspiração para potenciais empreendedores. Sem dúvida, uma verdadeira e inspiradora receita de sucesso da maior rede de loja de chocolates finos do mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Prêmios 

Em 2005, Costa foi condecorado com o prêmio “Melhor Franquia do Ano”, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. 

Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. 

O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu.

Alexandre Costa foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco, e foi o único brasileiro a representar o país no circuito mundial da premiação, realizada em Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Na ocasião, o empresário foi um dos cinco finalistas entre mais de 50 concorrentes de todo o mundo.

A Cacau Show hoje!

Hoje, a Cacau Show representa uma equipe de mais de 12 mil pessoas Brasil afora, incluindo os colaboradores da fábrica, área administrativa, fraqueados, vendedores das lojas, além de todos os envolvidos na cadeia produtiva da Cacau Show e com mais de 2 mil franquias em todo o país. 

Com 5 fábricas – 2 em Itapevi (SP), uma Campos do Jordão (SP), outra em São Paulo (SP) e mais uma em Curitiba (PR) – a empresa conta produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.

Alê Costa dedicou tempo, estudos, energias e todas as suas forças para que todo o seu esforço fosse capaz de gerar grandes frutos. Embora, atualmente, seja considerado como um dos maiores empresários de todo o Brasil, a construção de seu império começou realmente muito cedo, com o fruto de um grande acaso e muita dedicação.

Ao longo de todos esses anos este grande empresário veio investindo, traçando estratégias e se renovando. Porém, veio sabendo enxergar novas possibilidades para que pudesse avançar cada vez mais em direção uma trajetória de sucesso.

Use o Marketing Digital no seu negócio

Se inspirar em empreendedores como o Alê Costa pode te ajudar a dar o próximo passo e tirar seus projetos do papel. A Staage, plataforma de Marketing Digital, pode te ajudar a colocar em prática seus planos de ter um negócio. Com aulas feitas por especialistas em seus segmentos, você aprende, na prática, como usar as estratégias de marketing corretamente e ter sucesso em seu empreendimento.

Conheça a Staage e saia na frente. Você pode ser o próximo a mergulhar nesse universo do empreendedorismo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS