fbpx
domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioRedes SociaisPainel Marketing Digital - Staage Experience

Painel Marketing Digital – Staage Experience

Em alguns anos existirão 2 tipos de empresa: aquelas que fazem negócios na internet e aquelas que estão fora dos negócios. 

Essa frase do Bill Gates de muito tempo atrás, resume muito bem o impacto que o digital está causando no mercado, no nosso comportamento de consumo e, portanto, na forma como as empresas fazem negócios. Diante disso, o marketing digital não é mais uma alternativa, mas sim, uma questão de sobrevivência. 

“Antigamente, as pessoas costumavam fazer marketing, basicamente pela televisão. Então, você via aquelas marcas famosas no meio da novela fazendo propaganda. Hoje já é diferente, as marcas contratam influenciadores, pessoas que estão na internet, que são realmente relevantes e que fazem a diferença na vida das pessoas. Você precisa entender que se você não está na intenet, você não existe”, enfatizou Ju Fraccaroli. 

O marketing digital se tornou uma das principais ferramentas para alavancar as vendas. Entender sobre o mundo online é essencial nos dias de hoje. Além de aumentar a visibilidade, o marketing digital permite construir uma audiência qualificada, e ainda gerar resultados reais e mensuráveis.

A Ju ainda comenta: “Se você não está usando o marketing ao seu favor, você está perdendo tempo e dinheiro”

Redes Sociais e o Marketing Digital 

Diariamente, os brasileiros passam em média entre 3 e 4 horas nas redes sociais, ou seja, elas são de extrema importância para o Marketing Digital. 

Através de curtidas, comentários e compartilhamentos, a marca conversa diretamente com o cliente, soluciona suas dúvidas e cria vínculos de relacionamento. 

Por isso, mais do que nunca, as redes sociais são essenciais para uma estratégia de marketing digital de sucesso. Fazer-se presente e explorar cada uma das funcionalidades e recursos dessas plataformas pode ser um diferencial para quem busca maior relevância e presença online. Para isso acontecer, porém, é importante entender o que está por trás do funcionamento de cada um desses canais: os algoritmos. 

Algoritmos versus comportamento do usuário 

Da mesma forma que o Google define quais práticas são importantes para o ranqueamento, o Instagram determina alguns critérios e políticas a serem seguidos para que a experiência do usuário enquanto navega seja a melhor possível. 

O algoritmo do Instagram – a rede com mais de 800 milhões de usuários ativos e hoje sendo uma das principais redes sociais em todo o mundo, com o uso da inteligência artificial, inúmeros dados são analisados para definir o que é, de fato, relevante para cada usuário. Nesse caso, os algoritmos passam pelo comportamento de cada usuário e vão até o engajamento dos posts. Os cálculos são executados com o uso de inteligência artificial, e, então, os resultados são exibidos. 

Mas, a Duda trouxe a conversa para outra perspectiva: “o Instagram é muito mais sobre pessoas do que sobre o algoritmo. Tem muita gente que se preocupa em entender o algoritmo, mas é muito mais sobre comportamento humano. Então, se você entende o comportamento das pessoas nas redes sociais, você consegue ter um resultado muito mais satisfatório, porque você entrega o que as pessoas querem receber, o que elas querem consumir.” 

E complementa: “A principal dica para você começar é você entender sobre o que quer falar, porque quem fala sobre tudo acaba não sendo visto como referência em nada. Segundo, você entender com quem você quer falar, então, qual é o seu público, quem são as pessoas que querem consumir o que você pode oferecer para elas, quais são os 3 ds dessa pessoa – dores, dúvidas e desejos. Então, mapeie isso muito bem: entender o que a pessoa gosta de consumir, quais são as marcas que ela consome, o que ela assiste na televisão, o que ela faz no tempo livre dela, sobre o que ela gosta de ouvir, quais são os hábitos dessa pessoa durante o dia. Porque, se você entende o comportamento das pessoas, você consegue ter resultados bons nas redes sociais. É muito mais sobre isso do que sobre algoritmos. Apesar que é fundamental entender também usar os algoritmos a nosso favor, mas não adianta você entender como a rede social em si, funciona se você não conseguir entender primeiro como as pessoas que vão consumir o seu conteúdo reagem a ele”. 

Nicho saturado 

Você quer empreender, mas tem receio de escolher um nicho saturado? É verdade que a maioria das áreas parece já ter sido exploradas. Porém, você precisa saber de uma vez por todas que há possibilidades de encontrar brechas que ainda precisam ser preenchidas, como explicou Bruno Perini.  

Ele ainda comentou: “O George Soros ele costuma falar que se você encontrar uma bolha – aqueles ativos subindo muito de preço – você tem que mergulhar de cabeça naquilo e sair antes de estourar a bolha, é o sonho de todo mundo. No marketing digital a gente pode fazer uma analogia colocando o nicho saturado nisso. Se você encontra um nicho saturado você não tem que correr dele, você tem que entrar nele. Porque se você tem uma percepção que o nicho está saturado, que tem muita gente lá dentro, deve ter muita gente porque é um baita de um nicho”.  

Um grande problema da maioria das pessoas que entram em uma área muito explorada é que elas tentam “imitar” aquilo que os experts desses nichos estão fazendo.  

A dica é: se inspire, mas não copie. 

Aborde conteúdos de maneiras diferentes, para um público diferente, com comportamentos diferentes. 

Aliás, ser diferente é melhor dica que nossos especialistas do palco do Staage Experience deram. Para inovar em um nicho saturado e ter audiência, seja você, mostre sua essência e não mais do mesmo. Você precisa ser autêntico, manter-se fiel a você mesmo.  

Micha, contou sobre como foi o seu começo na internet e como a essência foi fundamental para o sucesso dele hoje: “por muito tempo eu pensei que precisava colocar uma roupa social para fazer sucesso, só que nos meus primeiros vídeos, eu acabei perdendo minha essência. E, eu entendi que na internet eu preciso ser eu. Então, se eu consigo transparecer aquilo que eu sou, as pessoas vão enxergar que eu sou de verdade. E vai ter gente que vai se conectar comigo ou não”. 

Crie conteúdos que tenham a sua cara e que ainda resolvam os problemas da sua audiência. 

Isso significa que, quando mostra para o seu público que o que você faz tem muito de quem você é, há uma empatia imediata das pessoas que estão se conectando ao seu perfil. Ao reconhecerem a autenticidade da sua marca, uma confiança verdadeira gerará em você e em seus serviços.  

Então, mesmo que o seu nicho de atuação esteja saturado, é possível inovar e sair na frente de seus concorrentes. Não veja isso como empecilho, pois o Bruno Perini e o Tiago Nigro poderiam ter pensado assim, quando se depararam com a concorrência entre eles. Mas, ao contrário disso, aproveitaram a oportunidade e viraram sócios.  

E, não pense que você precisa ter uma ideia extraordinária e fazer algo nunca visto antes. Comece aos poucos, com pequenas mudanças e ações que agreguem valor à experiência do cliente com sua marca. Pois, quando pensamos em inovação, não existe certo e errado. O importante é tentar algo diferente do que tem sido sempre feito e testar para ver se as pessoas gostam. 

“Então, é entender que o seu mercado é a sua audiência, então quanto mais expandi-la menos saturado seu nicho vai ficar”, comentou João Pedro, CEO e Co-fundador da Hotmart. 

Identifique novas oportunidades dentro do seu nicho, saia da mesmice e enxergue além do que você já vê. 

Tráfego Pago  

Se tornar conhecido é quesito básico de um negócio. Só assim você vai impactar novos usuários que poderão se transformar em consumidores no futuro. 

Entre as várias formas de fazer isso, uma das maneiras de aumentar essa visibilidade é com o tráfego pago. 

Com o Instagram Ads, por exemplo, você pode exibir anúncios em vídeo, foto única ou carrossel de fotos, incluindo texto. Mas também pode anunciar nos Stories e no Instagram Shopping.  

Micha ainda complementou: “A galera tem um falso estigma que anunciar no Instagram é muito caro, já foi, mas hoje com R$6,00 por dia você já consegue fazer um anúncio por dia encontrar pessoas. Eu pegaria um conteúdo autentico, com minha cara, verdade e identidade, e falaria para pessoas que vão se identificar com aquilo”. 

São várias as estratégias de marketing digital, mas o importante é começar a testá-las e dar ênfase naquelas que geram mais retorno para seu negócio. 

Quer trabalhar na internet, mas ainda não sabe como começar? Quer alavancar as vendas da sua loja ou ter um perfil no Instagram para vender um serviço? O Staage é para você. Lá ensinamos de forma prática com verdadeiros professores do marketing digital, incluindo o Philip Kotler – ele mesmo, o pai do marketing.  

Clique no link abaixo e veja como é possível ter um negócio de sucesso como Thiago Nigro, Joel Jota, Bruno Perini, Breno Perrucho, Norton Mello, Whindersson Nunes e outros grandes nomes do empreendedorismo digital. 

https://staage.com/

Assista a live na íntegra e veja quais foram os temas mais importantes abordados por essa galera incrível. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS