fbpx
domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioSem categoriaComo usar o Marketing Digital para promover sua marca pessoal?

Como usar o Marketing Digital para promover sua marca pessoal?

Entenda a importância de construir uma marca pessoal ou personal branding para sua carreira e para sua vida.

Enquanto a maioria das pessoas pensa em negócios quando fala em uma marca, esquecem que todos os indivíduos também têm uma marca.

Pense nisso como o que as pessoas dizem e pensam sobre você. Elas englobam seus talentos e seus defeitos. É sobre quem você é. 

É dessa forma que você se diferencia dos outros. Sua marca é o que você representa para o mundo e o que você faz para quem está neste mundo.

Pense em marcas icônicas como Apple ou Nike. Sim, elas vendem produtos. Mas são mais que isso. Elas representam certos valores e emoções.

As melhores marcas pessoais são únicas, autênticas e confiáveis.

Elas constroem uma forte reputação sobre você que pode ajudá-lo pessoal e profissionalmente.

Agora, pense em Bill Gates, Oprah Winfrey, Elon Musk, Richard Branson. O que há de comum nesses nomes? Eles são os mestres da marca pessoal com o poder de influenciar pessoas.

Construir-se é tudo uma questão de posicionamento de marca. Você tem que mostrar aos seus clientes e as pessoas que te seguem que você é a primeira pessoa a quem eles devem recorrer com um problema em seu mercado.

Por que você deve construir uma marca pessoal?

Os clientes não compram de empresas. Eles compram das pessoas em quem confiam e com quem se relacionam. Todas as marcas de sucesso tiveram líderes fortes e influentes para concretizar a visão de negócios e avançar em sua missão. 

Esse é o poder da conexão humana!

A marca pessoal ajuda a criar valor para os clientes, permitindo que você atenda às suas expectativas subconscientes. Quando você cumpre consistentemente a promessa da sua marca, você ganha a confiança e a lealdade deles.

Além disso, ter uma marca pessoal forte o diferencia da concorrência e constrói sua reputação online. 

Na verdade, as estatísticas revelam que 77% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar de uma empresa quando ouvem falar de alguém em quem confiam. Assim, as organizações com marcas pessoais fortes tendem a superar seus concorrentes e obter altas taxas de conversão.

Uma vez que sua marca pessoal captura quem você é e quais habilidades você traz para a mesa, ela o ajuda a fazer conexões poderosas e leva a novas oportunidades. 

Vai por mim, você ficará surpreso com quem começará a contatá-lo quando você tiver sua marca pessoal construída.

Papel do marketing de conteúdo na construção de uma marca pessoal poderosa

O conteúdo está em toda parte! É o que compõe sites, blogs, vídeos, podcasts, postagens em redes sociais, infográficos e tudo o mais disponível na internet. 

Conteúdo é o que fala ao seu público, permitindo que eles saibam mais sobre você e sua marca.

Simplificando, o conteúdo que você oferece é a prova tangível de sua experiência e autoridade no setor. Ele também aumenta sua visibilidade online e abre caminhos para a colaboração com outros influenciadores em seu nicho. 

Assim, o marketing de conteúdo eficaz pode ajudá-lo a construir sua voz, reputação e rede online. Portanto, sem mais delongas, vamos ver como você pode usar essa ferramenta eficaz para criar uma marca pessoal robusta.

Dicas de sucesso para usar marketing de conteúdo para marcas pessoais

A crescente desconfiança em relação à publicidade online é um indicador claro de que os clientes esperam que as marcas agreguem valor ao seu dia a dia. Nesse cenário, ter uma estratégia vencedora de marketing de conteúdo em vigor torna-se mais importante do que nunca no processo de construção da marca.

Aqui estão algumas dicas importantes para construir uma marca pessoal incrível usando marketing de conteúdo.

1. Seja genuíno

Seja você mesmo! Brega, né?! Mas, funciona!

Não é possível tentar fazer um guia sobre “como melhorar meu marketing pessoal” e não abordar essa questão.

A lenda americana Anne Morrow Lindbergh disse certa vez:

“A coisa mais exaustiva na vida é não ser autêntica”.

A estratégia por trás do marketing de conteúdo enfatiza a construção de credibilidade, autoridade e confiança. É exatamente por isso que nada atrapalha o processo mais rápido do que a inautenticidade. Os leitores podem dizer quando você está fingindo, e isso imediatamente desacredita qualquer coisa que você tenha a dizer.

Aproveite suas diferenças! Isso é fundamental para a construção da marca. Se você for semelhante a todas as outras pessoas, sua marca pessoal não será verdadeiramente pessoal. 

Guarde isso: as pessoas lembram daqueles que se destacam.

É aí que sua proposta de valor exclusiva entra em jogo. O que você oferece de forma única e que ninguém mais oferece?

Portanto, é melhor ser você mesmo. Seja genuíno. Traga um toque humano de volta aos negócios e não tenha medo de expor sua personalidade. Isso é você e é isso que as pessoas querem ver.

2. Defina seu público

Muitas pessoas cometem o erro de tentar atrair as massas. É extremamente importante definir seu nicho e, em seguida, trabalhar para atrair sua persona.

Se você está lançando um negócio, seu público deve estar bem alinhado com seu negócio. 

Para determinar seu público, comece com uma categoria ampla de seu interesse, como vendas, marketing ou finanças. A partir daí, reduza pelo menos três vezes:

Marketing → marketing de conteúdo → marketing de conteúdo de SEO → Marketing de conteúdo de SEO para startups e pequenas empresas → (podemos ir ainda mais longe aqui!) Marketing de conteúdo de SEO para startups e pequenas empresas usando blogs e artigos.

Imagine a diferença entre construir uma marca em torno de marketing versus blog de SEO e escrever artigos para startups e pequenas empresas.

O primeiro é incrivelmente amplo e abrange tantos assuntos diferentes que será muito difícil você se destacar. A segunda já é diferente, abrangendo um assunto bem mais definido. É muito mais fácil ser um especialista em um nicho pequeno do que em um grande.

3. Saiba a diferença entre pessoal e privado

Usar a Internet para construir uma marca pessoal não significa compartilhar todos os aspectos de sua vida. Você pode ser honesto e “verdadeiro” sem compartilhar tudo.

Dê uma olhada no perfil do Instagram do Bruno Perini e da sua esposa Malu Perini. Eles contam até onde querem. E se os curiosos de plantão tentam passar desse limite que eles impõe, tanto um, quanto o outro, levam com leveza ou simplesmente ignoram. 

Decida antecipadamente quais partes de sua vida estão fora dos limites para compartilhamento – sejam seus filhos, seu cônjuge, seu endereço, seu local de trabalho ou qualquer outra coisa – e defina limites claros para proteger sua privacidade.

4. Estabeleça objetivos claros

Criar uma visão para sua marca pessoal é uma ótima maneira de manter suas táticas de marketing de conteúdo no caminho certo. 

Pergunte a si mesmo: o que você deseja alcançar com sua marca pessoal? Você está tentando conseguir um novo emprego, conectar-se com novos clientes ou estabelecer sua autoridade no seu segmento? O que seu público deseja? Que tipo de conteúdo o ajudará a concretizar sua visão?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a manter seu objetivo final em mente enquanto cria uma estratégia de conteúdo para sua marca pessoal.

Isso também atrai pessoas que pensam como você, que são movidas pelas mesmas coisas que você ou que veem valor no que você oferece. Isso, com certeza, cria uma rede mais forte.

5. Crie conteúdo de qualidade

Outra maneira pela qual o marketing de conteúdo pode sair pela culatra é quando é mal feito. Se você está produzindo postagens curtas e irrelevantes ou juntando artigos enfadonhos, está dizendo ao mundo para esperar pouco de você. O bom marketing de conteúdo se concentra no valor — entregando utilidade e relevância aos leitores.

Forneça ao seu público conteúdo que fará uma diferença real em suas vidas.

6. Construa uma comunidade e se conecte com ela

As redes sociais tornam a interação com influenciadores ou clientes em potencial muito fácil. 

Compartilhe conteúdo de qualidade e mantenha contato com seu público respondendo aos comentários deles em sua postagem. 

Use o marketing de conteúdo para criar e construir conexões e fortalecer sua reputação online.

Embora acumular seguidores possa parecer impressionante, isso não fará nada se ninguém se envolver com você. Construir uma comunidade significa criar um lugar onde as pessoas conversem com você e umas com as outras, se conhecendo e ajudando umas às outras.

7. Conte uma história

Se sua marca pessoal não está contando uma história, você já perdeu metade do seu público potencial.

A estratégia mais eficaz para construir uma marca pessoal atualmente é ter uma narrativa verdadeira.

Se monólogos já são chatos em Hollywood, são ainda mais entediantes para sua marca.

Ninguém quer ouvi-lo falar sobre sua marca no vácuo da mídia social. Já existem muitos fazendo isso. Então, crie uma história em torno dela com a qual seu público possa se envolver. 

8. Desenvolva sua estratégia de conteúdo

Muitas pessoas pensam que “dar tudo de graça” com conteúdo gratuito é um erro. Se você der tudo de graça, porque as pessoas o contratariam ou pagariam?

É exatamente o oposto. Fornecer conteúdo gratuito valioso e genuinamente útil prova que você sabe do que está falando. Ele mostra sua experiência. Se o conselho gratuito funcionasse, imagine o que você faria para pagar?

Assim, o primeiro passo é tornar todo o conteúdo que você postar genuinamente útil e esclarecedor. Você quer ser conhecido como uma autoridade confiável em seu espaço? Então, arregace as mangas e gere conteúdo de valor.

O segundo passo é fazer uma pequena pesquisa sobre quais assuntos dentro do seu nicho estão gerando buzz. 

Google Trends e o SemRush são ótimas ferramentas que ajudam você a descobrir quais são as tendências. 

O terceiro passo é lembrar de compartilhar diferentes tipos de conteúdo em todas as plataformas. Postar apenas vídeo ou apenas texto fica chato e desinteressante rapidamente. 

Marketing Pessoal: crie uma marca para você!

As dicas mencionadas acima o ajudarão a criar uma marca pessoal sólida como uma rocha. 

Independentemente de qual seja seu setor, essa deve ser sua prioridade. Sua marca pessoal é um reflexo do que você tem a oferecer aos seus clientes. 

Use as dicas compartilhadas acima para orientar seus esforços e comece a construir o tipo de identidade online que atinja seus objetivos de negócios.

Lembre-se: embora a construção de uma marca pessoal dê muito trabalho, a recompensa é enorme quando feita da maneira correta. 

As marcas pessoais permitem que você construa uma rede de profissionais que vêem o seu valor e pensam em você primeiro quando surgem novas oportunidades.

Esteja você procurando gerar negócios, acelerar sua carreira, encontrar um mentor ou nunca mais procurar emprego novamente, uma marca pessoal pode levá-lo até lá. E claro, estamos aqui para te ajudar nesta jornada. 🚀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS