fbpx
terça-feira, dezembro 6, 2022
spot_img
InícioMarketing DigitalPrincipais tendências de Marketing Digital para 2022

Principais tendências de Marketing Digital para 2022

Já é quase Natal e esse é um ótimo momento para observar as tendências de marketing digital que provavelmente veremos em 2022. 

Ninguém pode dizer com 100% de certeza como será o futuro do marketing, mas podemos oferecer percepções e previsões úteis sobre algumas das possibilidades, visto que vivemos isso diariamente.

No entanto, ninguém poderia ter previsto como 2020 mudaria a cara do marketing, mas algumas coisas são certas e até previsíveis. O futuro do marketing e dos negócios será mais diversificado, inclusivo e conectado às necessidades reais dos clientes.

A tecnologia continua avançando em um ritmo rápido, então, é claro, algumas dessas tendências de marketing estão focadas em tecnologia. No entanto, também há um retrocesso contra o aumento da digitalização e automação das interações entre marcas e consumidores. Hoje, existe o desejo de tornar o marketing mais humano novamente.

Embora tecnologias como Inteligência Artificial continuem a crescer, o foco abrangente estará nas pessoas, não na tecnologia.

Mas, é impossível não notar que os profissionais de marketing estão em constante evolução com o mundo ao seu redor. Se o ano passado foi para se recuperar de um choque sem precedentes, este ano foi para responder e, para os mais bem posicionados, prosperar em um mundo pós-pandêmico.

Exploramos 18 tendências de marketing digital para ajudar os profissionais de marketing e os encarregados de criar experiências dinâmicas do cliente a repensar suas estratégias de pessoal, dados e experiência.

1- Experiência do cliente

Estamos vendo uma grande mudança nas crenças sobre o que o marketing realmente  é. Não se trata mais de tentar convencer as pessoas a comprar seus produtos ou serviços, mas sim em fornecer experiências incriveis ao cliente que farão com que eles se tornem fiéis a sua marca.

Eles (e nós como consumidores) esperam uma experiência perfeita desde a primeira centelha de interesse até o atendimento ao cliente após a venda. Desde mensagens personalizadas que os ajudam a resolver problemas para tomar uma decisão de compra até uma cultura focada no cliente em toda a jornada do cliente.

Uma coisa é certa: eles não estão esperando que você diga como seus produtos são excelentes. Em vez disso, eles estão fazendo suas próprias pesquisas.

Como se planejar: além de mensagens de marketing personalizadas, encontre maneiras de ouvir e responder às suas perguntas. Coordene sua equipe de marketing digital com suas equipes de vendas e atendimento ao cliente para oferecer qualidade em toda a sua experiência.

O que exatamente faz um ótimo CX (costumer experience ou experiência do usuário? 

Eficiência, conveniência, serviço experiente e amigável, e opções de pagamento fáceis são o que as pessoas mais valorizam na experiência do cliente. Mas, aspectos mais tradicionalmente considerados como domínio do marketing também são citados: tecnologia atualizada, personalização, uma experiência móvel fácil, imagem de marca e design.

Construir o tipo de relacionamento com os clientes que aumenta a fidelidade vale cada centavo que você gasta. Em outras palavras, você precisa considerar o CX em todos os aspectos de sua estratégia de marketing. Na verdade, ao ler as tendências de marketing digital abaixo, verá que cada uma é, na verdade, apenas um fator da experiência geral do cliente.

2- Conteúdo visual

Embora os avanços na pesquisa por voz certamente estejam influenciando a maneira como criaremos conteúdo agora e no futuro, você também não deve negligenciar o conteúdo escrito e visual.

A pesquisa da Forbes mostrou que as pessoas preferem conteúdo visual a um texto simples. Basta olhar para o crescimento das plataformas focadas em imagens, Pinterest e Instagram, para ver a prova disso.

As imagens já são retornadas por 19% das pesquisas no Google, e  62% dos millennials dizem que têm mais interesse na pesquisa visual do que em qualquer outra nova tecnologia, e escolheram a “capacidade de pesquisar por imagem” como um fator determinante nas compras futuras.

Os recursos visuais também são mais fáceis de lembrar do que o conteúdo escrito. Adicionar visualizações de dados, infográficos, imagens e vídeos ao seu texto não apenas o torna mais interessante e atraente, mas pode ajudar a sua mensagem a ser melhor absorvida.

3- Personalização: sua chave para ganhar o coração 

Quando uma cliente tem dois produtos relativamente iguais à sua frente e precisa decidir qual vai comprar, certamente a escolha será para aquele que conquistou seu coração. 

Uma das maneiras de envolver os corações dos clientes, bem como suas cabeças, é personalizar o marketing para atender às suas necessidades.

E o que isso significa? Durante anos, psicólogos nos ensinaram que as pessoas adoram ouvir seu nome e vê-lo impresso. Mas a tecnologia de hoje permite que as equipes de marketing digital se aprofundem nos dados para identificar as necessidades dos seus clientes e quais mensagens resolverão esses problemas.

No filme Minority Report de 2002 (ou “A Nova Lei, traduzido para o português), o personagem John Anderton, interpretado por Tom Cruise, é bombardeado por uma série de anúncios personalizados que o chamam pelo nome enquanto ele caminha pela cidade. Isso era obviamente ficção científica, mas não exatamente duas décadas depois, a realidade quase alcançou o futuro do marketing da imaginação de Stephen Spielberg.

Sim, a publicidade tradicional não atinge a massa como antes e está perdendo sua eficácia. Portanto, vá muito além dos e-mails “Olá, [Nome do cliente]”, “Você não quer ganhar mais dinheiro?” Ao invés disso, dê a eles conteúdo que conquistará seus corações.

4- Marketing de conversação

Houve um tempo em que vendas e atendimento ao cliente eram processos formais. Os representantes usavam “senhor” e “senhora”, e fazer uma consulta exigia um tempo significativo – um telefonema, uma visita à loja e, nos últimos anos, um e-mail ou formulário online.

Hoje? Os representantes de vendas e atendimento ao cliente (e bots) estão conversando com os clientes por meio de mensagens instantâneas. As interações são como aquelas que você pode ter com um amigo. 

Os clientes não querem falar com alguém que está seguindo um roteiro. Eles querem ajuda específica para suas necessidades e situação. Eles também querem tempos de resposta imediatos. Isso significa canais de comunicação cada vez menos formais e mais humanos.

5- Transformação de marketing estratégico

Quando você está lendo sobre tendências de marketing digital em um artigo como este, é muito fácil pensar que ter sucesso no marketing pode ser simplificado para seguir uma lista de práticas recomendadas e certificar-se de que você está usando as técnicas e tecnologia.

Passar por uma transformação de marketing pode ajudar as empresas a melhorar o atendimento e a experiência do cliente, aumentar o reconhecimento e a reputação da marca e, por fim, aumentar a receita e os lucros.

E você também pode ter isso por meio de uso de tecnologia moderna, construção de relacionamentos com clientes e engajamento verdadeiro com cada um deles, publicação de conteúdo de qualidade e aprimoramento de sua presença online. 

Como fazer: seu plano de marketing estratégico define metas e determina quais táticas de marketing você empregará para alcançar seus clientes, incluindo marketing de conteúdo, SEO, marketing por e-mail, mídia social, publicidade e marketing offline. Em seguida, apresente um plano de como cada aréa da sua empresa estará envolvida nessas táticas.

6- Snippets em destaque na Pesquisa Google

O SEO continuará a ser um aspecto importante do marketing digital à medida que avançamos para 2022, por isso não podia estar fora dessa lista de tendências de marketing. Com certeza estamos vendo uma das maiores mudanças na indústria de SEO na última década.

Com o crescimento da pesquisa móvel e por voz, as pessoas estão mudando a maneira como usam mecanismos de pesquisa como o Google. Ser o número 1 nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa ou SERPS não é mais necessariamente o objetivo principal que sua empresa deve almejar.

Você provavelmente notou que seu próprio comportamento de pesquisa e navegação mudou nos últimos anos devido às mudanças no Google e ao fato de que você está procurando as informações mais rápidas quando está em movimento.

Trechos em destaque e outras informações “na SERP” significam que você não precisa mais clicar em um site para obter as informações que está procurando – elas estão ali na página de resultados de pesquisa do Google.

Essas informações no SERP podem aparecer em vários lugares, mas a posição mais procurada é logo no topo da página, antes das listagens orgânicas. Esta posição foi apelidada de “posição zero”. Como costuma ser a única informação que um pesquisador visualiza, ela é altamente cobiçada.

Se você puder ser o primeiro em seu setor a chegar lá, terá uma enorme vantagem sobre seus concorrentes. Portanto, espere ver mais empresas de SEO oferecendo esse serviço no próximo ano e preste atenção às práticas recomendadas mais recentes para otimizar seu conteúdo.

7- Marketing de Influência

O comércio social não é novo, mas finalmente está se tornando uma forma convencional de compras. As marcas estão se tornando mais experientes do que nunca para alavancar o marketing de influência, criando anúncios que se encaixam perfeitamente em feeds de mídia social.

Instagram e Tik Tok foram particularmente influentes na aceleração da tendência do comércio social. O Instagram Checkout facilita para as marcas anunciarem e venderem seus produtos diretamente através da plataforma.

A Tik Tok está mudando totalmente o jogo quando se trata de marketing de influência com ferramentas como Creator Marketplace, onde as marcas podem encontrar criadores que se alinham com seus produtos e interesses. E o Tik Tok Shopping, que permite que as marcas se envolvam de forma mais significativa com os clientes por meio do aplicativo.

8- Pesquisa por voz

Já mencionei a  pesquisa por voz  algumas vezes, então você sabia que estaria nesta lista. A pesquisa por voz não mostra sinais de desaceleração e continuará a ser uma grande influência na forma como as marcas criam conteúdo e se comercializam online.

Os consumidores também esperam usar mais a pesquisa por voz em um futuro próximo – 61% das pessoas entre 25 e 64 anos que já usam um dispositivo de voz pretendem usá-lo mais no futuro, de acordo com uma pesquisa da PwC.

Mesmo que sua marca não esteja pronta para publicidade com alto-falante inteligente, é importante que seu conteúdo seja otimizado para pesquisa por voz. 

9- Crescimento do trabalho híbrido

home office

O trabalho remoto (ou híbrido) é uma das maiores certezas que a pandemia nos trouxe. 

De acordo com um levantamento feito pela Prudential, ter um horário de trabalho flexível foi apontado como o principal motivo para 48% dos trabalhadores permanecerem em seus empregos atuais.

E, com a flexibilização das medidas e o retorno do trabalho presencial, os contratos híbridos passaram a ganhar mais destaque. Inclusive, uma pesquisa divulgada no primeiro semestre de 2021 demonstrou que 95% dos executivos enxergam o trabalho híbrido como uma prática permanente nos contratos. 

10- Automação baseada em IA

2022 será o ano da ascensão dos robôs? Já vimos grandes avanços em Inteligência Artificial nos últimos anos, e um grande aumento no número de empresas que usam tecnologia e automação alimentadas por IA para auxiliar seus esforços de marketing.

A automação e a tecnologia de IA estão ajudando a eliminar parte do trabalho árduo do marketing, para que as marcas possam se concentrar na estratégia e na criação de uma experiência fantástica para o cliente.

Lembre-se de que o aspecto humano do marketing ainda é importante (talvez mais importante do que nunca), então a ideia é usar essa tecnologia para aprimorar seus esforços de marketing, não substituir as pessoas reais por trás deles.

11. Marketing de Vídeo

Uma pesquisa da Cisco descobriu que, em 2022, o marketing de vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego online. Os vídeos têm 53 vezes mais probabilidade de gerar classificações SERP de primeira página do que outras táticas de SEO.

Então, é bem provável que o futuro das tendências de marketing de conteúdo está no vídeo. As marcas devem integrar conteúdo de vídeo como demonstrações de produtos, webinars e eventos de vídeo ao vivo para manter seu conteúdo atualizado e alinhado com o que os consumidores estão procurando.

12. Foco na retenção, lealdade e defesa do cliente

Uma grande parte de fornecer uma ótima experiência ao cliente é garantir que o CX seja contínuo e focado em manter seus clientes existentes, em vez de apenas atrair novos.

Os clientes recorrentes são mais valiosos do que os novos clientes. Estudos descobriram que atrair um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um antigo. Portanto, definitivamente vale a pena se esforçar para manter seus clientes satisfeitos.

Os clientes fiéis também ajudam a aumentar a reputação e o reconhecimento de sua marca, pois conversam sobre sua empresa e  seus produtos com amigos e familiares. 

Clientes satisfeitos são ótimos (e gratuitos!) embaixadores e influenciadores da marca.

13- Live Video

O vídeo ao vivo ou as famosas lives já se tornaram populares entre os consumidores.

Quando o elemento ao vivo é adicionado, isso torna o vídeo mais envolvente, pois o público sente que faz parte dele e pode influenciar o conteúdo, em vez de apenas assistir passivamente.

O vídeo ao vivo é ótimo para chamar a atenção do seu público social no Facebook ou Instagram. Esses tipos de vídeos são tão atraentes para os espectadores porque tocam no “FOMO” ou medo de perder.

Quando você não tiver certeza se um vídeo ao vivo vai conter um pedaço de informação que você não pode obter em nenhum outro lugar, ou significa que você é o primeiro a saber sobre algumas notícias novas e empolgantes, você vai querer assistir.

14- Marketing baseado em contas (ou ​​Account-Based Marketing)

O marketing baseado em contas personaliza as mensagens para as empresas, direcionando cada tomador de decisões com as informações de que precisam para resolver problemas departamentais específicos. 

Como mensagens personalizadas diretamente para os clientes, o marketing baseado em contas gera um ROI mais alto do que outros tipos de marketing. 

Se você vende para outras empresas, especialmente grandes corporações, o marketing baseado em contas é uma das tendências de marketing digital “já existentes” que você precisa adotar nos próximos anos.

15- A Geração Z continuará a influenciar o marketing

A indústria de marketing tem sido obcecada pela geração do milênio nas últimas duas décadas. Na verdade, uma pesquisa no Google atualmente produz cerca de 129 milhões de resultados para o termo de pesquisa “millennials”, em comparação com apenas cerca de 7,2 milhões para a “geração x” anterior.

A Geração Z  consiste em pessoas que nasceram de 1995 a 2010. Esses jovens cresceram em um mundo digital e têm pontos de vista muito diferentes dos das gerações anteriores.

Esse público  pode tornar o marketing um desafio, mas também abre mais oportunidades para atingir diferentes segmentos desse público por meio da personalização.

Se você tem focado sua estratégia de marketing na geração do milênio, pode ser hora de dar um passo para trás e apresentar algumas novas ideias para alcançar a força de trabalho e os tomadores de decisão de amanhã.

16- Experiência do cliente online-offline integrada

As lojas físicas com pouca presença online têm lutado mais nos últimos anos. Para muitas empresas, a pandemia de 2020 provou ser o prego final no caixão, com os últimos seis meses vendo um número sem precedentes de fechamentos de lojas.

Por outro lado, muitos varejistas online e marcas digitais prosperaram. Um grande número de consumidores mudou para mover cada vez mais suas compras e atividades diárias online.

No entanto, as lojas físicas não estão fadadas a se tornar uma relíquia do passado. Mas,  devem ajustar sua estratégia de marketing para tirar proveito dessa digitalização crescente.

No futuro, as lojas serão mais do que apenas um local para fazer suas compras. Eles serão um lugar onde as marcas podem realmente se envolver com seus clientes e melhorar a 

17- Consumismo Responsável

Os consumidores de hoje estão mais conscientes do que nunca sobre o efeito de seus hábitos de compra no meio ambiente e na sociedade.

As pessoas estão tomando mais cuidado com os produtos que escolhem comprar e as marcas às quais escolhem se associar.

Muitas marcas já estão fazendo um movimento em direção a práticas mais sustentáveis para reduzir seu impacto no meio ambiente. 

No futuro próximo, espera-se que as marcas sejam éticas em todas as suas práticas de negócios e usem seus recursos para ser uma força do bem no mundo. 

A responsabilidade da marca vai além do marketing. Onde a empresa está colocando seus esforços para fazer uma diferença positiva no mundo pode acabar sendo mais eficaz do que anunciar seus produtos.

18- A Internet das Coisas (IoT)

Em 2020, a  Internet das Coisas (IoT)  já fez mudanças significativas na forma como os consumidores interagem com as marcas.

Smartphones, smartwatches e smart TVs já são comuns. A tecnologia está se tornando cada vez menor e mais barata. Em um futuro não muito distante, é provável que quase todos os dispositivos eletrônicos sejam “inteligentes” de alguma forma. 

Esse grande número de objetos conectados irá gerar uma grande quantidade de dados que podem ser usados ​​para obter percepções avançadas do cliente. Essas informações podem ser usadas para personalizar a experiência do cliente e facilitar a comunicação e o envolvimento com a marca.

Conclusões rápidas:

  • As tendências de marketing que dominarão nos próximos 12 meses incluirão experiência do cliente, envolvimento do funcionário e visualização de conteúdo.
  • A definição do que consideramos “marketing” muda constantemente e se torna mais ampla.
  • O marketing foi além da marca e da publicidade; os profissionais de marketing devem trabalhar em conjunto com outros departamentos para se concentrar na construção de ótimas experiências para o cliente e envolvê-los em relacionamentos de longo prazo.

Prepare-se para 2022

Agora é a hora de começar a planejar sua estratégia de marketing para 2022, caso ainda não o tenha feito. Certifique-se de começar o ano novo com um plano claro de seus objetivos e como você vai alcançá-los.

Enquanto as tendências de marketing vêm e vão, os fundamentos do sucesso permanecem os mesmos: compreender as necessidades do seu público e comunicar-se com eles de forma clara, consistente, verdadeira e humana.

Quer aprender mais sobre marketing digital e se preparar para o próximo ano de olho nas tendências de marketing? O seu site, e-commerce, blog ou redes sociais devem ser sua prioridade, e entender como fazer levar a experiência do seu consumidor a outro nível é o primeiro passo para o sucesso e para uma grande transformação na sua vida. 

A Staage é o lugar onde você vai encontrar tudo o que precisa para estar por dentro das novidades de marketing e startar seu projeto, de maneira fácil, prática e sem enrolação. Você terá aulas com professores que vivem o que ensinam – verdadeiros especialistas para te ajudar a entender esse universo digital e estar por dentro das principais tendências do marketing.

Conheça a Staage e tenha domínio do Marketing Digital, seja para seu negócio ou profissão. 🚀🔥

MAIS LIDAS