fbpx
domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioMarketing DigitalPorque o Video Marketing é tão poderoso?

Porque o Video Marketing é tão poderoso?

Todos os dias, milhões de espectadores acessam o YouTube, streamings de filmes e séries, vídeos rápidos nas redes sociais em busca de conteúdo que atenda às suas diversas necessidades, interesses e paixões. Sabendo disso, fica fácil entender porque criar uma estratégia em vídeo para a sua próxima campanha digital.

Há várias teorias científicas que procuram entender um fato básico e inegável: somos atraídos por material audiovisual, seja na TV ou na internet. Isso acontece porque se trata de uma confluência de fatores, como o simples uso da voz, a atenção que temos para coisas em movimento ou a nossa tendência à empatia.

O conteúdo do vídeo pode melhorar o conhecimento da marca, gerar leads, e consequentemente, aumentar as conversões. Como fazer isso? Bora entender porque o vídeo é uma ferramenta de marketing tão poderosa e, porque você deve usá-lo.

A ciência por trás do conteúdo de vídeo

Para explicar porque o marketing de vídeo é tão poderoso como tática de marketing, precisamos olhar dentro do cérebro.

Quando assistimos a um vídeo, usamos mais os nossos sentidos do que quando olhamos uma imagem ou lemos um texto. Não estamos apenas usando visão e som para um vídeo, mas também, os elementos em movimento, que são muito mais cativantes para nossos olhos do que uma imagem estática.

Isso faz com que o cérebro primitivo trabalhe mais, chamando mais atenção para tornar a experiência muito mais memorável.

Um vídeo também é capaz de capturar as áreas mais avançadas de nossos cérebros, envolvendo os centros de emoção no sistema límbico e no lobo frontal de tomada de decisão. E assim que a emoção é envolvida, você leva sua campanha de marketing para o próximo nível. As respostas emocionais aos anúncios influenciam mais na intenção de compra do que o conteúdo de um anúncio em si.

Como resultado de toda essa atividade cerebral, os vídeos são muito mais memoráveis.

Mas como isso se traduz em resultados para sua estratégia de conteúdo?

Qual a importância do Vídeo Marketing na estratégia de Marketing Digital?

video marketing

1. Mostra personalidade

Você deve usar o marketing de vídeo para se destacar na multidão. O marketing de vídeo é uma grande oportunidade de mostrar a personalidade de sua marca e cultura de negócios, dando a você uma vantagem competitiva desde o primeiro segundo.

Ao tomar decisões de compra, os clientes comprarão de marcas que conhecem, gostam e com as quais se identificam. Portanto, não importa como seu público encontra você, seja em suas plataformas de mídia social ou em um anúncio. 

Lembre-se: a personalidade da marca precisa estar presente e um vídeo é uma ótima maneira de fazer isso.

2. Construi confiança

Quando a personalidade da sua marca é retratada através de um vídeo, os consumidores se sentem mais conectados ao seu negócio, especialmente se seus valores estiverem alinhados. Isso faz com que os consumidores criem um vínculo com sua marca, construindo confiança.

E, se o conteúdo do seu vídeo for interessante e agregar valor para o usuário, pode até ajudar a construir um relacionamento de longo prazo, onde eles confiam em sua experiência e sempre voltam para ver mais.

3. Melhora o SEO

A publicidade em vídeo não é boa apenas para a percepção da sua marca, mas também ajuda a impulsionar os esforços de marketing digital por meio de SEO.

E, porque os mecanismos de pesquisa amam o conteúdo de vídeo? Porque aumenta o tempo que os visitantes passam na página. É por isso que você acabará ficando em posição superior nos resultados da pesquisa.

Se um visitante ficar clicar em um vídeo, a duração da sessão será muito maior e as taxas de rejeição serão menores. Além disso, se o vídeo for realmente interessante, o visitante compartilhará seu site com sua rede, incentivando mais tráfego em geral.

Testa aí: otimize seus vídeos no YouTube para SEO. Escreva títulos e descrições interessantes. Adicione um link ao seu site, produtos e serviços. Dê aos clientes em potencial formas deles darem o próximo passo é conhecer melhor quem você é. 

4. Fácil comunicação

Você já teve dificuldade em dizer às pessoas exatamente o que seu negócio faz? Sim, isso é bem comum. Comunicar o escopo completo de seus produtos e serviços pode ser uma das maiores dificuldades. Às vezes, seu público só precisa ver.

Ao usar o vídeo para comunicar seu produto ou serviço, ou mesmo a cultura da empresa, ajudando a explicar informações mais complexas aos seus usuários.

5. Envolve seu público

O marketing de vídeo é uma das formas mais envolventes de marketing de conteúdo. A publicidade em vídeo exige atenção usando mais os sentidos, criando uma experiência envolvente para o espectador. E uma experiência mais envolvente incentiva a ação.

Muitos compartilhamentos significam que há ainda mais olhos em seu conteúdo, levando sua mensagem a um público maior e para um melhor ROI (retorno sobre investimento). Uma pesquisa do Aberdeen Group determinou que as empresas que investem no uso de vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento no Brand Awareness.

Dica principal:  os vídeos podem ser ainda mais envolventes para o público usando cores e elementos animados.

6. Aumenta a taxa de conversões

Um bom vídeo tem o potencial de fazer suas vendas dispararem.

De acordo com estudos conduzidos pela SoxH Factory, 57% dos usuários da internet são tentados a comprar um produto depois de assistir a um vídeo, enquanto os depoimentos de clientes influenciam 43% deles. 

Adicionar um vídeo à sua página de destino pode ajudá-lo a aumentar sua taxa de conversão em 80%. 

Práticas recomendadas de marketing de vídeo

Embora os vídeos sejam uma ferramenta poderosa para campanhas de marketing, a produção de vídeo deve ser feita da maneira certa para colher todos os benefícios do marketing de vídeo.

Aqui estão alguns fatores que você precisa considerar em seu próximo vídeo:

O tempo de cada vídeo 

Embora um vídeo seja uma forma de conteúdo envolvente, a capacidade de atenção ainda é pequena. Se você tornar o vídeo muito longo, sele será fechado antes que você tenha a chance de comunicar sua mensagem.

Dito isso, existem alguns canais, como o YouTube, onde os espectadores procuram conteúdo de formato longo. Portanto, antes de começar a criar seus víeos, é importante saber qual seu objetivo e quais o tempo ideal de cada um:

  • Instagram – 30-60 no Rells ou  2-5 minutos no IGTV 
  • Facebook – 15 segundos – 3 minutos
  • Twitter – 45 segundos
  • LinkedIn – 30 segundos
  • YouTube – até 15 minutos
  • Pinterest – 6 a 15 segundos

Seja claro e conciso

Como acontece com toda a criação de conteúdo, sempre se certifique de que o conteúdo do vídeo seja claro, conciso e vá direto ao ponto o mais rápido possível. Especialmente em canais como Instagram e Twitter, onde é ideal que sejam mais curtos.

Se o seu vídeo precisar ser mais longo para transmitir todas as informações, por exemplo, em um vídeo explicativo, uma boa tática é incluir um resumo no início do vídeo. Isso dá ao visualizador uma prévia do conteúdo para o usuário poder decidir se deseja assistir ou pular para a parte relevante.

Otimize para o celular

Como a maioria das pessoas acessa a internet por meio de smartphones, os vídeos online precisam ser otimizados para dispositivos móveis. Certifique-se de usar os formatos de vídeo corretos para cada canal para torná-lo o mais amigável possível.

Use legendas

As legendas são essenciais para tornar seu vídeo o mais acessível possível e são altamente eficazes para obter mais tempo de exibição. Nem todas as pessoas que assistirem ao seu vídeo poderão assistir com som, seja por terem problemas de audição, não falarem bem a língua ou simplesmente estarem em um ambiente onde não podem ligar o som, como no escritório.

Usar legendas é uma ótima maneira de melhorar o alcance de um vídeo e incentivar mais pessoas a assisti-lo, mesmo que não possam ouvi-lo.

Mas, os benefícios das legendas não param na acessibilidade, as legendas também podem ajudar a impulsionar o SEO.

Como o texto alternativo, as legendas ou legendas ocultas em um vídeo informam ao Google e ao YouTube do que se trata, fornecendo ao algoritmo mais informações para usar ao decidir sua posição no ranking de palavras-chave.

Faça várias edições

Não pare em um vídeo. Quando você dedica tempo e esforço à produção de vídeo, é importante aumentar o ROI tanto quanto possível para sua empresa.

Durante as filmagens, capture o máximo que puder para reutilizar em futuras estratégias de marketing. Dessa forma, você tem um banco de conteúdo para usar sempre que quiser.

Inclua um CTA

Como em qualquer atividade de marketing, lembre-se de terminar seu vídeo dizendo ao espectador o que você deseja que ele faça com uma frase de chamariz (CTA).

Acompanhe o desempenho

Muitas vezes, as empresas pensam que sua campanha de marketing de vídeo termina após o upload, mas estão erradas. Você não faria uma campanha de marketing digital sem relatar os resultados, e o marketing de vídeo é o mesmo.

É importante acompanhar os resultados ao usar vídeos, para provar a eficácia da campanha e permitir que você tome decisões assertivas na próxima vez que decidir seguir a rota do marketing de vídeo.

As principais métricas a serem observadas são: 

  • contagem de visualizações;
  • taxa de reprodução;
  • engajamento;
  • compartilhamentos;
  • taxa de cliques;
  • taxa de conversão.

Colha os benefícios do vídeo marketing

E aí? Pronto para começar a sua estratégia digital incluindo vídeos em sua campanha?

Mergulhar no mundo do video marketing pode ser assustador – alugar equipamentos, baixar softwares, aprender os ângulos…

Bem, temos boas notícias para você.

A Staage possui várias aulas que ensinam como usar as mídias sociais no seu negócio ou na sua profissão, seja através de video marketing, podcasts, stories e reels do Instagram, e muito mais, como:

  • Como criar um podcast do zero- com Lucas Zafra
  • Como fazer stories que engajam – com Malu Perini
  • Como produzir conteúdo para mídias digitais – com Liliane Ferrari
  • Melhorando seu alcance com reels – com Isadora Duarte
  • Como fazer dinheiro no Instagram – com Duda Vieira

Como uma das maiores plataformas que ensinam marketing digital, na prática, a Staage pode ser sua grande aliada para tirar seus projetos do papel e aproveitar tudo o que o digital pode oferecer.

Conheça a Staage e faça parte de uma rede alunos que vão desde empreendedores, infoprodutores, designers, profissionais de marketing, influenciadores, copywriters, videomakers, social medias, gestores de tráfego, programadores, autônomos, gestores de marketing e todos que querem crescer no digital. 

Estamos te esperando do outro lado! 🚀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS