fbpx
domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioGrowthQuais métricas de marketing medem o sucesso do negócio?

Quais métricas de marketing medem o sucesso do negócio?

Entenda o que são métricas, porque elas são importantes, quais você precisa acompanhar no dia a dia da sua empresa e como elas vão impactar no resultado de vendas do seu negócio. 🚀

Você abre seu software de análise e, de repente, você está em um labirinto de números. Onde concentrar sua atenção? Quais números você deve olhar primeiro? Para que serve cada um desses dados?

Não temos dúvidas de que o marketing digital nos trouxe novas oportunidades de negócio e desenvolvimento. Só que, muito além de ter essas oportunidades em mãos, é preciso compreendê-las. Como você espera obter mais resultados se não souber o que pode ser melhorado? É aí que entram as métricas.

Quando bem usadas, as métricas de marketing digital podem ser uma mina de ouro. Elas mostram onde você está errando, apontam a direção para corrigir os rumos e revelam oportunidades valiosas.

O primeiro passo para ter mais sucesso amanhã é medir o que está sendo feito hoje. A partir daí, você terá dados sólidos para encontrar possíveis gargalos, identificar oportunidades e otimizar as estratégias atuais de acordo com as características da sua empresa e da sua persona.

Métricas – elas estão em toda parte

Métrica é tudo aquilo que pode ser mensurado. Ou seja, são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. No entanto, métricas de marketing e dados não significam nada sem análise. Elas são tão úteis quanto as ações que realizamos com elas. Se não analisarmos, compararmos e agirmos, todo esforço será em vão.

Os dados, por si só, são vazios.

Lembre-se: suas métricas de marketing não devem apenas mostrar o sucesso do seu negócio, elas devem ajudar a antecipá-lo.

Portanto, saber para onde olhar e como olhar é o primeiro passo para isso.

O exemplo do carro quebrado

Digamos que seu carro quebre e você o leva para uma oficina. O mecânico tentará encontrar a falha determinando qual parte do carro que está comprometida, certo? Pode ser as velas de ignição, os cabos de embreagem ou qualquer outra peça.

Existem várias métricas para determinar qual peça está com defeito, como a temperatura do motor ou as luzes de aviso do painel. 

As medidas acima são métricas. Ao analisá-los, o mecânico pode identificar que sua ignição está boa, mas as velas de ignição precisam ser substituídas.

A análise de métricas para seu produto digital funciona de maneira muito semelhante.

Quando seu novo recurso não está funcionando como você esperava, você precisa saber qual parte do mecanismo precisa ser consertada. E então fazer algo a respeito.

Ou seja, as métricas de marketing ajudam você saber o que corrigir e onde se aprofundar.

É muito importante ter em mente que quase todas as iniciativas de marketing envolvem uma boa dose de tentativa e erro. Esta é a única maneira de saber o que funciona e quais áreas precisam ser melhoradas. Mas, sem as informações certas para orientar suas decisões – ou nenhuma – você pode prejudicar seriamente sua estratégia de marketing.

Por que mensurar resultados é fundamental?

“O que não é medido não pode ser melhorado”.

Peter Drucker

Suas métricas devem ser analisadas com o objetivo da experiência do usuário – e não uma série de cliques. 

Ao lançar um recurso, você precisa avaliar o comportamento do usuário para entender se está funcionando conforme o esperado. Se não tiver o impacto desejado, você pode voltar e melhorá-lo. Simples assim. Mas, antes, você deve entender exatamente onde está o problema.

Se o seu objetivo é fortalecer sua marca, estabelecer conexão com o público, construir relacionamento próximo, além de descobrir quem são e como se comportam seus potenciais clientes, é imprescindível analisar as métricas.

Veja quais métricas de marketing você precisa acompanhar no dia a dia e como elas vão impactar no resultado de vendas da sua empresa.

1. Visualizações de página

O número de visitas que uma página recebe é uma das principais métricas de marketing, pois, permite analisar quantos cliques seu site está recebendo e se as pessoas acharam o conteúdo interessante.  

Você precisa ter em mente que para marcar presença na Internet é fundamental ter um site. Além de centralizar as informações mais relevantes sobre o seu negócio, você pode usá-lo para desenvolver um blog, que é essencial para atrair e nutrir leads.

Portanto, uma das métricas mais importantes do marketing digital é o total de visitas ao site, que, no cenário ideal, deve apresentar um crescimento estável semana a semana.

Mas, caso note uma queda no volume de visitas, é hora de agir para tornar o site mais atraente para os consumidores.

Isso pode ser rastreado usando o Google Analytics.

2. Taxa de conversão

Taxa de conversão é uma métrica de marketing que analisa se as pessoas que acessam uma página e interagem com seu conteúdo tornam-se leads ou clientes da empresa. Ou seja, à medida que você atrai visitantes, certamente deseja que eles realizem uma ação para converter em um lead ou uma venda. 

Também pode ser visualizado por meio do Google Analytics ou outra ferramenta de marketing digital, como o Hubspot.

3. Tráfego por canais

Além de conhecer seu volume total de tráfego, é importante analisar de onde vem cada visitante.

Afinal, para que sua estratégia alcance bons resultados, você deve contar com diversos canais, que devem ser monitorados individualmente. Portanto, separe as fontes de tráfego e identifique as mais relevantes.

Se você perceber, por exemplo, que poucos de seus visitantes chegam pela pesquisa orgânica, isso pode indicar que sua abordagem de SEO precisa ser otimizada.

Estas são as fontes de tráfego mais comuns:

  • Visitantes diretos: os usuários acessam seu site digitando a URL (endereço do site);
  • Visitantes orgânicos: aqueles que chegam ao seu site após usar uma ferramenta de mecanismo de busca, como o Google;
  • Referências: usuários que visitam sua página após clicar em um link;
  • Email: visitantes que encontram sua página por meio de email marketing e campanhas;
  • Visitantes de mídia social: aqueles que chegam ao seu site a partir de mídias sociais, como Instagram, Facebook ou até mesmo o YouTube.
  • Visitantes pagos: usuários que encontraram seu conteúdo por meio de anúncios em mecanismos de pesquisa.

4. Número de referências

Essa métrica de marketing analisa o número de menções que sua marca ou conteúdo recebe. 

Sendo assim, isso é importante para determinar se as pessoas estão espalhando espontaneamente seu conteúdo.

Google Alerts podem identificá-la, e você pode receber um alerta sempre que o nome da sua empresa/marca ou o conteúdo for mencionado.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mede se as pessoas encontram o que esperam ao visitar seu conteúdo e permanecem ali ou que visitaram seu site e saíram rapidamente sem abrir outras páginas ou realizar qualquer tipo de interação.

Taxas de rejeição altas podem significar que sua página inicial ou páginas de destino demoram muito para carregar ou não conseguem atrair a atenção do seu potencial cliente. Por isso, sua estratégia digital deve ser otimizada.

Isso pode acontecer por uma série de motivos como: você está atraindo o público errado para o seu site, não tem bons CTAs, o conteúdo não é valioso o suficiente para o leitor, etc.

Sendo assim, nesse caso, você precisa analisar cuidadosamente o que está causando essa taxa e mapear quais melhorias podem ser feitas. 

Essa métrica também pode ser encontrada no Google Analytics.

6. Tempo na página

Quanto tempo um usuário passa em uma página pode revelar, além da taxa de rejeição, o sucesso do conteúdo. 

Portanto, quanto mais tempo as pessoas permanecem, quer dizer que elas encontraram o que estavam procurando e atendeu às suas expectativas. Essa métrica de marketing também está disponível no Analytics.

7. Taxa de cliques – CTR (Click Through Rate)

Taxa de cliques é o número de cliques que seu conteúdo recebeu.

Além disso, também revela o quão persuasivo seu CTA é, indicando se seus visitantes respondem a ele e acessam outra parte do site, como uma página de vendas.

8. Palavras-chave (Keywords)

Sua ferramenta de análise pode informar quais palavras-chave tendem a gerar a maior parte do tráfego do mecanismo de busca para seu site.

Ou seja, analisar e trabalhar essas palavras-chave pode ajudá-lo a desenvolver anúncios e otimizar seu site para receber mais tráfego orgânico.

9. Engajamento

Quanto tempo os visitantes permanecem no seu site? Quantas páginas eles visitam? Essas estatísticas fornecem informações importantes sobre se seu site mantém os visitantes interessados no conteúdo.

Portanto, o objetivo da taxa de engajamento é identificar a porcentagem do seu público total que se envolve ativamente com o conteúdo postado, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamento.

Obter tráfego é ótimo, mas o que você realmente deseja é que seus visitantes interajam com seu conteúdo.

Portanto, mapeie a experiência do público e aprenda que tipos de gatilhos são mais eficazes para estimular a interação.

Com o tempo, você perceberá padrões que podem otimizar sua estratégia. 

Como melhorar minha estratégia de Marketing Digital?

Melhorar o desempenho requer uma análise contínua das métricas. Uma dica muito importante é escolher as métricas mais relevantes de acordo com o formato do conteúdo e em qual estágio do funil de vendas sua persona está.

Lembre-se: as métricas podem determinar o sucesso do seu negócio e onde ele pode ser melhorado, mas não garantem o sucesso por si só.

Então, para que suas campanhas atinjam o objetivo desejado, é imprescindível identificar as métricas certas. Com esse posicionamento, sua empresa conseguirá:

  • Elaborar ações baseadas em dados quantitativos;
  • Ter rapidez para tomar decisões nos desafios;
  • Usar a verba da forma mais otimizada possível.

E então, você se sente preparado para avaliar suas métricas de marketing e fazer as melhorias necessárias para alavancar seu negócio?

Para se aprofundar ainda mais no tema, te convido a assistir a Staageclass do Gustavo Esteves, que possui mais de 16 anos de experiência em marketing digital e é fundador do Metrica Boss, reconhecida como a primeira e maior plataforma do Brasil com conteúdo 100% online direcionado ao universo de Web Analytics.

Nessas aulas você vai aprender com dicas bastante simples e fáceis sobre como fazer a análise de métricas, olhar para os dados mais importantes do seu negócio e compreender os resultados de suas estratégias de marketing. Além disso, você vai se familiarizar com as siglas CAC, ROI, LEM, CPC, BI e como usar cada uma delas a seu favor.

É só clicar nesse link e assinar a Staage. Garanto que você vai encontrar informações valiosas que vão fazer o seu negócio ir para o próximo nível.

Você acha que este post irá ajudá-lo a estruturar sua estratégia de Marketing Digital? Que tal espalhar conhecimento? Compartilhe esse conteúdo e deixe todos saberem como fazer isso também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS