fbpx
segunda-feira, outubro 3, 2022
spot_img
InícioMarketing Digital7 coisas que podemos aprender com Philip Kotler

7 coisas que podemos aprender com Philip Kotler

Philip Kotler é considerado o “Pai do Marketing Moderno” e nos dá importantes lições que podem ser aplicadas à sua estratégia digital.

Para obter os melhores resultados das técnicas de marketing e aplicá-las à sua estratégia de posicionamento online, nada melhor do que revisar conceitos e estudar os autores mais destacados da área.

Não há dúvida de que Philip Kotler é um deles! Ele é considerado o “Pai do Marketing Moderno” e nos dá importantes lições que pode ser aplicadas à sua estratégia digital.

Antes de mais nada, é essencial que você entenda a relevância que Philip Kotler tem no Marketing como conhecemos hoje.

Quem é Philip Kotler?

Em suma, esse grande professor norte-americano é o criador do Marketing. É isso mesmo! Graças a Philip Kotler, as universidades em todo o mundo agora inclui o Marketing em seus programas acadêmicos. 

Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor é titular da cadeira de Marketing Internacional da Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudos de negócios do mundo.

Uma lista do ‘Financial Time’ coloca seu nome em quarto lugar nas listas de pessoas importantes do setor. Na frente estão outros três “feras”: Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker. 

O americano tem uma trajetória incrível, tendo prestado consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America. Além disso, suas obras literárias revolucionaram a indústria e seus ensinamentos continuam a conquistar adeptos todos os dias. 

Quais são as ideias de Kotler sobre marketing?

Kotler já publicou mais de 55 livros e foi um dos primeiros a abordar que a demanda não era apenas uma função do preço, mas também da publicidade, promoção, vendas diretas e outros canais de marketing e distribuição. Ele acredita que no cerne do marketing está um único princípio condutor: o bem-estar e a experiência do consumidor.

Segundo Kotler, o marketing pode (e deve) ser aplicado a causas, pessoas, ideias e lugares para ser eficaz em atrair apoios e construir influência. A marca pessoal por meio da mídia social é um exemplo contemporâneo de marketing aplicado a uma pessoa, por exemplo.

Conceitos básicos de marketing explicados por Philip Kotler

Para tirar o máximo proveito do Marketing e trazer algumas vantagens reais ao seu negócio, nada melhor do que revisar os principais conceitos da mente do mais renomado estudioso do mundo:

O que é marketing?

Como Philip Kotler explica em seu livro Marketing Management: “Marketing é um processo administrativo e social por meio do qual indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam através da geração, oferta e troca de produtos valiosos com seus iguais”.

O que é segmentação?

Para Kotler e Armstrong, autores de Principles of Marketing, segmentação é reconhecer que não se pode atender a todos os clientes com o mesmo nível de satisfação. Dessa forma, a fim de proporcionar a maior satisfação possível, é necessário definir um “mercado-alvo”.

Assim, um mercado-alvo “consiste em um conjunto de compradores que possuem necessidades e / ou características comuns àquelas que a empresa ou organização decide atender”. E isso aponta justamente para a publicidade no Facebook, que oferece segmentação detalhada através de anúncios personalizados.

 O que é posicionamento?

De acordo com Philip Kotler, posicionamento é fazer seu público-alvo saber exatamente como você difere de seus concorrentes. Por exemplo, no caso da Starbucks, você verá que eles não apenas garantem que o café é fresco e que o produto tem o que é preciso, mas também acrescentam muito mais.

Assim, como o autor aponta: “a posição deles é oferecer um café melhor, mais variedades para escolher e uma experiência completamente agradável em um lugar onde você goste de tomar um café”.

7 coisas que podemos aprender com o pai do marketing

Abaixo vamos listar algumas das valiosas lições que Philip Kotler pode nos passar sobre o marketing que você deve levar para a vida toda. Leia com atenção e anote tudo o que puder. 🤓

1- Dê adeus ao marketing tradicional

O marketing tradicional que tanto associamos às propagandas de TV, outdoor e rádio está morrendo. Para Kotler o novo marketing é sobre as mídias sociais e a nova forma de relacionamento com os consumidores. Portanto, as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário e fazer uma transição para a digitalização. 

2- Use Big Data

Segundo Kotler, “o futuro do marketing reside nas bases de dados de marketing, através das quais nós conseguimos saber o suficiente sobre cada cliente para oferecer experiências personalizadas para cada um deles”.

Com a tecnologia atual, é possível reunir centenas de dados valiosos para prever cenários, antecipar tendências, entender a sua persona e se preparar para tomar as melhores decisões para a sua empresa. Esse é o poder do Big Data.

3. Construa uma marca de valor

Philip Kotler também nos ensina que uma marca não deve apenas vender um produto, mas um valor de uso. Você precisa se diferenciar da sua concorrência, fazer sua marca se sobressair quanto as demais, e uma forma de fazer isso é proporcionando uma experiência única para seus consumidores. Afinal, quantas vezes não compramos pelas emoções e valores que um produto nos passa?

Um exemplo que Kotler dá é sobre a Starbucks:

“Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. O Starbucks é a segunda casa dos clientes. Lá, tem internet e é confortável. As pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios.”

4. Construa um bom relacionamento com seus clientes

"Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade." – Kotler

Garantir que seus consumidores se sintam parte da marca e participem do processo criativo e do desenvolvimento é muito importante para o relacionamento, pois aumentará a credibilidade do seu negócio e permitirá que seus clientes participem de maneira efetiva.

5. Construa sua presença online

Sabe aquele papo de quem não é visto não é lembrado. Então, é sobre isso. O novo marketing se faz através das mídias sociais, e por isso, é importante construir a presença online da sua empresa.

Anota aí: é fundamental que você esteja onde seu público também está.

6. Faça seus consumidores se sentirem parte do negócio

Kotler defende que os clientes façam parte do processo criativo e de desenvolvimento dos produtos, afinal, quem compra de você quer se sentir parte daquilo. Para ele, a cocriação nos negócios atuais é a melhor alternativa para as empresas. “Não é só testar um produto. Chame o consumidor para participar da criação dele”. – Kotler

7. Conte boas histórias

philip-kotler-staage

De acordo com Kotler, investir na construção de uma marca é relacioná-la com o ato de contar boas histórias, o storytelling. Quando você usa essa poderosa ferramenta você aproxima seu consumidor da sua empresa, desenvolvendo um relacionamento de intimidade.

Atente-se nos mínimos detalhes dos ensinamentos do papa do marketing, selecione o que é de fato importante para sua marca e encontre a melhor maneira de se relacionar com o público da sua empresa. Seguindo esses passos, o sucesso estará cada vez mais próximo do seu negócio.

É, o pai do marketing moderno tem muitas coisas para nos ensinar.

Agora que você já está mais familiarizado com a importância de Philip Kotler para o Marketing, porque não aprender conceitos inovadores de marketing digital?

Então, se você ainda não é um Staager e quer aprender marketing com as maiores referências em suas respectivas áreas, é simples: clique no link abaixo e tenha tudo o que o seu negócio precisa para alavancar em único lugar. 

https://staage.com/

MAIS LIDAS