fbpx
segunda-feira, outubro 3, 2022
spot_img
InícioRedes Sociais20 dicas para seu engajamento no Instagram decolar

20 dicas para seu engajamento no Instagram decolar

Descubra como fazer o engajamento no seu Instagram decolar e transformar isso em vendas.

Provavelmente, você viu ontem, terça-feira, dia 20 de julho, que o bilionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon foi ao espaço a bordo da espaçonave New Shepard – uma cápsula e foguete completamente autônoma. O voo automatizado foi o 16º da empresa, porém, o primeiro com humanos a bordo.

Mas, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o engajamento no Instagram. Todos os olhos estavam voltados para o lançamento, não é mesmo? Queremos te ensinar como fazer isso com seu Instagram. 

Quer saber como fazer o engajamento no seu Instagram decolar? Abaixo vamos te dar 20 dicas de como usar o Instagram no seu negócio e transformar isso em vendas.

Se você está usando o Instagram para seu negócio, sabe que é mais do que apenas uma plataforma para salvar todas as fotos de seus produtos mais bonitos. Houve, sim, um momento em que “Insta” era somente sobre imagens bonitas. Hoje, vai muito além disso. É uma ferramenta poderosa para construir sua marca e cultivar um público online.

Ou seja, engajamento no Instagram tem tudo a ver com se conectar com seu público – sem engajamento, você está, praticamente, falando para uma sala vazia.

Sem dúvidas, com um bilhão de pessoas usando o Instagram todos os dias, é uma plataforma com grande potencial para alavancar suas vendas. Mas, para colher os frutos, você não precisa apenas de público: você precisa de engajamento! Isso significa que você precisa de comentários, compartilhamentos, curtidas e outras ações que provem que seu conteúdo está repercutindo nas pessoas que o consomem.

É importante ressaltar que o engajamento só tem valor quando é genuíno – vindo de pessoas reais.

É por isso que você não vai encontrar nenhuma dica aqui sobre como comprar curtidas ou qualquer coisa desse tipo. Isso simplesmente não funciona.

A realidade é que não existe atalho. Você obtém da rede social o que você coloca. Já adianto que você terá que se empenhar para se conectar genuinamente com seus seguidores. Acredite, os benefícios virão.

O que queremos dizer com engajamento no Instagram?

O envolvimento do Instagram vai mais fundo do que simplesmente olhar para a contagem de seguidores. Ele mede como seu público está interagindo com seu conteúdo.

Basicamente, sempre que um de seus seguidores realiza uma ação em seu perfil ou em resposta a uma de suas postagens, isso é engajamento.

Aqui estão algumas das métricas básicas de engajamento do Instagram:

  • Comentários
  • Curtidas
  • Seguidores e crescimento
  • Menções (com ou sem tag)
  • Hashtags da marca

Mas, por que nos preocupamos com o engajamento? Em primeiro lugar, significa que seu conteúdo está causando impacto em seu público. Em segundo lugar, o engajamento é um fator-chave no algoritmo do Instagram. Quanto maior for, mais provável que o conteúdo seja impulsionado, atraindo mais atenção.

O que é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Sua taxa de engajamento mede a quantidade de conteúdo e interação que recebe em relação aos seus seguidores ou alcance das suas publicações.

Em outras palavras: qual a porcentagem das pessoas que viram sua postagem e realmente se envolveram com ela?

A maioria dos especialistas em marketing de mídia social concorda que o forte engajamento gira em torno de 1% a 5%. Porém, o ideal é experimentar algumas das dicas a seguir para maximizar o envolvimento e entender quais delas são mais aderentes para seu negócio.

Dica 1: conheça seu público

É difícil fazer um ótimo conteúdo, se você não sabe para quem está fazendo. Os dados demográficos de seu público-alvo ajudarão a definir o tipo de conteúdo que você publica, a voz de sua marca e até mesmo em quais dias e horários publicar.

Dica 2: seja autêntico

O poder da autenticidade no Instagram é enorme. Mostre um lado mais real e vulnerável.

Compartilhe conteúdo que vai além de vender seus produtos ou serviços. Mostre que há pessoas e situações reais por trás da sua marca. Você pode fazer isso compartilhando cenas de bastidores, escrevendo uma legenda que revele seu senso de humor, vídeos com situações engraçadas, ou até mesmo assumir a responsabilidade por quaisquer erros.

Um alto nível de autenticidade pode ajudar muito na construção de uma conexão mais forte com seu público, o que, por sua vez, incentiva mais engajamento.

Quando você pode mostrar o bom com o ruim, as lutas junto com as vitórias, seu público irá se identificar ainda mais com sua marca.

Dica 3: experimente diferentes tipos de conteúdo

Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em muitos formatos: postagens de imagem única, postagens de carrossel, IGTV, Reels e Stories. Pois, a variação dos tipos de post dá a você a chance de ver com quais formatos seu público se engaja com mais frequência.

Dica 4: compartilhe ótimas imagens

O Instagram, como você sabe, é um meio visual. Portanto, é importante criar imagens que se destaquem no feed, causando um alto impacto.

Dica 5: carrosséis de postagem

Depois de aprender a criar imagens atraentes, tente postar algumas com carrosséis – postagens no Instagram com várias imagens.

Dica 6: poste conteúdo de vídeo

O vídeo é atraente e envolvente. O conteúdo do vídeo não precisa ter uma edição perfeita – lembra daquela dica de autenticidade anterior? – Grave, faça uma edição rápida e leve para o mundo.

Dica 7: escreva legendas fortes

As legendas tem limite de até 2.200 caracteres e no máximo 30 hashtags. Use-as! Boas legendas adicionam contexto e mostram a personalidade da sua marca.

Dica 9: dê um rosto ao seu Instagram

Não é uma regra, mas, se funcionar com seu nicho, esforce-se para mostrar sua cara em todo o conteúdo. Lembre-se: pessoas gostam de pessoas

Dica 10: crie conteúdo salvável

A criação de material de referência que seu público desejará salvar em suas coleções também pode aumentar seu engajamento.

Adicione uma frase na sua postagem carrossel com dicas, guia de instruções ou vídeo de receita para incentivar os usuários a visitar este conteúdo novamente mais tarde. Por exemplo: “Salve esta postagem”.

Dica 11: entre ao vivo

Usar o Instagram Live para transmitir vídeo ao vivo é uma ótima maneira de se conectar diretamente aos usuários, compartilhar notícias e construir engajamento. Na live você pode responder perguntas, dar as boas-vindas ao seu público e conectar-se de uma forma íntima.

Dica 12: responda perguntas e comentários

Responder os comentários e participar de conversas faz com que os seguidores se sintam vistos e ouvidos.

Dica 13: olhe além das curtidas

É tentador se concentrar em acumular curtidas, mas não é a única métrica de engajamento do Instagram a ser observada.

Nós rolamos, damos dois toques e seguimos em frente com nossas vidas. Então, preste atenção a outras métricas e entenda mais sobre as pessoas que interagem com seu conteúdo.

  • Os comentários dizem: “Me preocupo com isso o suficiente para digitar minha opinião”.
  • Compartilhar diz: “Eu gosto bastante disso e acho que outra pessoa também vai gostar”.
  • Os que salvam dizem: “Isso é ótimo. Eu quero revisitá-lo no futuro.”

Muitas marcas cometem o erro de ignorar compartilhamentos e salvamentos porque não são visíveis ao público.

Para que serve o engajamento se você não pode se exibir, certo? Errado!

Salvar e compartilhar não apenas informa quem realmente se importa com seu conteúdo, mas também informa ao Instagram. O algoritmo registra quem salva e compartilha suas postagens; em seguida, garante que suas postagens apareçam nos feeds desses espectadores com mais frequência.

Dica 14: experimente

Você nunca descobrirá o que funciona melhor para sua marca antes de testar, medir e ajustar. Portanto, seja criativo e fique de olho nas métricas para realmente ver o impacto de suas grandes ideias.

Dica 15: poste de forma consistente e em momentos estratégicos

Quanto mais você posta, mais oportunidades seus seguidores têm de se envolver. Então, comprometa-se com uma programação consistente para manter seu feed atualizado e seus seguidores intrigados.

Dica 16: faça disso uma conversa

Não apenas jogue seu conteúdo no mundo e espere ser inundado de elogios. Dê às pessoas oportunidades de interagirem com você. Inclua perguntas ou um CTA (Call To Action) em suas postagens para estimular comentários.

Lembre-se: você está falando com seres humanos e seres humanos adoram ser ouvidos.

Além disso, perguntas é uma ótima maneira de quebrar o gelo com seu público e fazê-lo falar. 

Dica 17: seja ativo nos Stories

Os stories têm um alcance incrível. Perguntas, enquetes e contagens regressivas são oportunidades para iniciar uma conversa e se conectar diretamente com seus fãs.

Dica 18: aproveite o poder das hashtags

As hashtags são uma faca de dois gumes. Se usadas corretamente pode gerar tráfego intenso e causar um buzz. Exagere e você parecerá um spam.

Dica 19: impulsione suas postagens

Exibir sua postagem para mais pessoas é uma maneira fácil de construir engajamento. Seu próximo seguidor pode estar apenas esperando para descobrir o que você tem a oferecer.

Portanto, usar anúncios do Instagram ou postagens otimizadas pode ser uma forma estratégica de fazer seu nome chegar às pessoas certas.

Dica 20: Use as DMs a seu favor

Às vezes, o envolvimento mais forte pode acontecer em particular. Mensagens diretas e interações com os stories são ótimos exemplos de públicos engajados. Então, quando alguém entrar em contato por Direct, certifique-se de respondê-los. 

Dica extra: analise o que está funcionando

Não esqueça de acompanhar seu desempenho.

Se você deseja aumentar sua taxa de engajamento no Instagram, analisar seu conteúdo para ver o que está ressoando com seu público é fundamental. Depois de saber quais tipos de conteúdo estão obtendo mais engajamento, você pode começar a planejar e postar mais conteúdo nesse mesmo estilo. 

Crie sua presença na mídia social em torno do que seus clientes desejam ver em vez de dar às pessoas o que você deseja que elas tenham.

Lembre-se que, aumentar sua taxa de engajamento exige tempo e paciência. Isso não vai acontecer da noite para o dia. Porém, quanto mais você experimenta e brinca com diferentes estratégias, mais resultados você vai notar.

Quer dar um mergulho mais profundo na construção de uma estratégia social de sucesso e usar o Instagram de maneira efetiva no seu negócio? 

As aulas da Duda Vieira na Staage ensinam o passo a passo de como fazer isso, de um jeito simples e prático. Clique no link abaixo e aprenda o poder das redes sociais para construir uma comunidade engajada e transformar isso em mais vendas.🔥 🚀

https://staage.com/

MAIS LIDAS