fbpx
quarta-feira, janeiro 19, 2022
spot_img
InícioVendas14 dicas para melhorar a performance do seu e-commerce

14 dicas para melhorar a performance do seu e-commerce

Seu desejo é ter uma loja online de sucesso e fazer muitas vendas? Então, você precisa aprender as nossas 14 dicas de ouro sobre marketing digital para melhorar a performance do seu e-commerce.

A aceleração do comércio eletrônico em todo o mundo ao longo de 2020 foi difícil de ignorar, já que os consumidores compravam online somente por necessidade. Foi então que as marcas foram forçadas a mudar rapidamente suas estratégias como resultado.O varejo passou por uma grande transformação em 2020.

À medida que as lojas físicas eram forçadas a migrar para o ambiente on-line, os hábitos de compra dos consumidores também mudaram exponencialmente. Consequentemente, o crescimento do e-commerce se acelerou rapidamente. Isso aumentou a pressão sobre os varejistas para ampliar suas estratégias de marketing digital.

No entanto, o foco mudou não apenas para acelerar as vendas online, mas também de construir a fidelidade do cliente online. Como os consumidores esperam experiências de compra convenientes e sem complicações, oferecer essa experiência perfeita para o cliente online também contribui para vendas bem-sucedidas e crescimento consistente.

O varejo pós pandemia

Algumas tendências que estavam previstas para acontecer daqui a alguns anos já são realidade. 

Sabemos que a pandemia acelerou o comércio digital numa velocidade de décadas em semanas. Mais do que nunca, as pessoas procuram formas seguras, práticas e automatizadas de fazer compras. E em meio a esse contexto, o e-commerce foi o grande responsável por fazer uma ponte segura entre consumidores e varejistas de todos os tipos.

Embora ainda não seja possível dimensionar o que será permanente, as mudanças já estão acontecendo e apontam alguns caminhos possíveis para a vida no pós-pandemia.

Diante desse retrato, que mais parece ter saído de um filme futurista, o varejo parecia um dos setores que mais seria afetado pela pandemia. O fechamento de lojas causou um impacto não só na vida das pessoas, mas também no comércio de forma geral.

Apesar do alto impacto causado pelo isolamento social, o varejo superou as expectativas como um dos setores que melhor soube reagir às dificuldades: a resiliência do setor veio principalmente com a aceleração do e-commerce. Ao longo da pandemia, uma das possíveis vias que os varejistas percorreram para voltar à ativa foi investir na transformação digital.

O maior avanço do comércio digital nos últimos 20 anos

Esse foi o maior avanço do comércio digital nos últimos 20 anos: uma alta de 39% no número de pedidos online e um registro de 41 milhões de pessoas fazendo compras no ambiente digital.

Diante dessa migração consistente do consumo do brasileiro para o ambiente digital, tornou-se ainda mais necessário que os varejistas marcassem presença online.

A aposta no marketing digital é cada vez mais importante, seja para sua marca garantir presença online, seja para conquistar novos clientes. 

Como o consumidor está reagindo a essas mudanças?

Dentre os benefícios que a internet trouxe para a vida do consumidor, ganhar tempo é um dos que mais se destacam.

Afinal, é muito mais fácil fazer compras pela web e recebê-las em casa ao invés de ter que se deslocar para um shopping ou qualquer centro comercial, pesquisar preços em diversas lojas e assim tomar a decisão de comprar ou não um produto.

Sendo que existe o risco dele voltar sem nada para casa, pois não encontrou o que gostaria ou o preço não agradou.

Porém, sem dúvida, para muitos que não estavam acostumados a comprar pela internet, velhos mitos tiveram que ser desafiados. Sentimentos como “não dá para fazer supermercado online!”, “como vou escolher produtos perecíveis sem ver?” ou “como vou saber o tamanho de uma roupa sem provar?” são comuns na hora de buscar produtos ou fazer compras em diferentes categorias. 

No entanto, a nova realidade não só nos incentivou a abandonar preconceitos, como também começamos a incorporar novos hábitos em nossa jornada de compras.

Sem dúvida, estamos diante de um processo de transformação digital que ocorre a todo vapor tanto para as pessoas quanto para as empresas — e ao que tudo indica, esse é um caminho sem volta. Isso significa que os canais tradicionais e digitais devem coexistir para o consumidor, que busca cada vez mais uma experiência personalizada, cuidadosa e segura.

Então, como garantir que suas vendas online sejam otimizadas para atender a essas necessidades? O que você pode fazer para encantar os clientes, evitando o abandono de carrinhos?

Temos algumas dicas e truques na manga que podem ajudá-lo a planejar novas estratégias para expandir seus negócios digitalmente.

A solução pode estar em pequenos ajustes e ações que vão otimizar a performance e a experiência do usuário na sua loja virtual.

Quer você seja uma nova loja online ou já esteja no mercado há vários anos, continue a leitura e anote todas as dicas que farão seu negócio auumentar o tráfego e consequentemente a conversão das vendas do seu e-commerce.

1. Conheça bem o seu público

Para um empreendedor ter sucesso, ele precisa saber quem é seu público. Isso é o básico, né?!

Quanto mais você conhece seu público, melhor será capaz de atendê-lo e mais ele  voltará a comprar na sua loja. 

Com isso, você pode deduzir o que eles gostam ou não e criar novas estratégias para fazer seu negócio crescer.

O mapeamento das jornadas dos clientes revela tendências claras que os empreendedores podem usar para criar uma estratégia digital tangível para aumentar a demanda do mercado e fazer com que as pessoas se interessem pelo o que você vende.

Quando você entende seu cliente, pode criar anúncios melhores, lançar produtos que eles adoram e quase “ler sua mente”.

2. Utilize o marketing de conteúdo

Conteúdo de alta qualidade, juntamente com bom marketing digital, pode ajudar as empresas a  construir autoridade online. A melhor parte é que o conteúdo de boa qualidade requer muito pouco investimento.

Algumas maneiras de fazer marketing de conteúdo para seu e-commerce:

Criação de um blog

Um blog é uma ótima maneira de ganhar seguidores para o seu negócio. Além disso, os blogs são relativamente fáceis de criar. 

Como os blogs costumam ser bastante específicos no tipo e na categoria de conteúdo que veiculam, eles tendem a atrair clientes em potencial. 

Lembre-se que, para o seu blog ter sucesso, você precisa otimizá-lo com as boas práticas de SEO para ter uma boa classificação no Google. 

Ter presença nas redes sociais

Ser consistente com a mídia social é vital quando se trata de ganhar uma presença online maior. Quanto mais você envolver seu público, mais leais eles serão a sua marca.

As recompensas de ter uma boa presença nas redes sociais são enormes. Pois, todos os seus seguidores têm potencial para se tornarem clientes. Ao aumentar sua presença nas redes sociais, você também está indiretamente crescendo seu negócio online.

Use o Email Marketing

Como esses e-mails costumam ser personalizados para atender perfeitamente às necessidades do leitor, eles têm maiores chances de converter leads em clientes.

O email marketing é uma excelente forma de comercializar conteúdo, adaptando-o às necessidades específicas do cliente e aumentando as chances de conquistar novos clientes.

3. Invista em marketing de vídeo

Os consumidores adoram vídeos.

Uma das maneiras mais eficientes de fazer seu negócio online crescer com sucesso é por meio do marketing de vídeo. 

Os clientes respondem muito mais rapidamente depois de assistir a um anúncio em vídeo do que com qualquer outro tipo de anúncio.

Na verdade, impressionantes 64% dos clientes  provavelmente responderão depois de assistir a um anúncio em vídeo de marca. Estima-se também que os empreendedores crescem 49% mais rápido com anúncios em vídeo do que sem.

Os vídeos atraem mais as pessoas, então é provável que elas se lembrem do que assistiram, em vez de apenas lerem sobre o assunto.

Importante: essa estratégia não funcionará necessariamente para todos os produtos.

Por exemplo, se você estiver vendendo uma camisa, não precisará demonstrar como colocá-la.

Mas, se houver algo especial sobre suas roupas em termos de uso e funcionalidade, um vídeo é uma ótima maneira de transmitir essa mensagem.

Também é uma estratégia ideal para sites de comércio eletrônico que vendem novos produtos que podem ser exclusivos

4- Mostre seus itens mais vendidos

Dê a seus clientes alguma direção.

Mostre a eles o que as pessoas mais compram.

Nem todo mundo que navegar em seu site saberá exatamente o que está procurando.

5. Aceite diferentes opções de pagamento

Você deve dar às pessoas opções diferentes de pagamento pelos produtos e serviços do seu site. Se você só aceita Visa e MasterCard, está restringindo muitos clientes em potencial.

Verifique se você tem capacidade para aceitar mais cartões de débito e crédito.

A última coisa que você deseja é um cliente que deseja realizar uma compra, mas não consegue concluí-la porque não tem o método de pagamento dela.

Continue a se adaptar às novas tendências também. As opções alternativas de pagamento, como o Apple Pay, também estão crescendo em popularidade.

Se você tiver um aplicativo móvel, os clientes podem pagar facilmente por itens via Apple Pay com apenas alguns cliques.

Tornar o processo de checkout o mais simples possível ajudará você a obter mais vendas de comércio eletrônico.

6. Não se esqueça que o mundo está cada dia mais mobile

Na última década, o uso de dispositivos móveis cresceu significativamente, por isso, é imprescindível que seu e-commerce seja responsivo, com otimização para o mobile.

Isso pode ser creditado à rápida adoção de novos dispositivos inteligentes e um tamanho de tela cada vez maior que torna a navegação e a compra online fáceis.

Já se foram os dias de apenas comprar pelo computador – muitos consumidores agora concluem toda a jornada pelo celular. Ainda hoje, os consumidores que compram no desktop pesquisam primeiro os produtos no celular.

Claramente, não otimizar seu site de comércio eletrônico para dispositivos móveis pode custar aos varejistas on-line uma perda de participação no mercado.

Os conteúdos, produtos e serviços de sua loja virtual devem ser readaptados, para melhorar a experiência na plataforma mobile.

7. Use mídia paga para aumentar seu alcance

A mídia paga é uma excelente ferramenta para aumentar o alcance do seu site. Um pequeno investimento resultará em um grande número de pessoas sendo informadas sobre o seu negócio.

A mídia paga almeja o mercado certo para você e o ajuda a crescer sem que você precise mexer um dedo.

Obviamente, o anúncio que você veicula precisa ser atraente e de boa qualidade para que as pessoas pensem em clicar e comprar o que você vende. 

8. Mostre depoimentos dos seus clientes

Compartilhar feedbacks é uma forma fantástica de mostrar o desempenho da sua empresa e conscientizar as pessoas sobre a qualidade do serviço que você oferece.

9. Invista em boas fotos dos produtos

A qualidade das imagens dos seus produtos está totalmente ligada à taxa de conversão do seu e-commerce, além disso, fazem toda a diferença para aguçar o desejo e passar confiança aos clientes de que o produto é de qualidade.

É essencial que as imagens da vitrine de seu e-commerce sejam de alta qualidade. Desta maneira, seu cliente pode ver todos os detalhes dos produtos, agregando confiança e valor à sua loja virtual.

No e-commerce, o ideal é que existam fotos em todos os ângulos de seus produtos.

Além disso, uma prática interessante é de humanizar as imagens de sua loja virtual. Utilize imagens de pessoas usando o produto que está sendo demonstrado. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar detalhes relacionados ao tamanho, por exemplo.

Opções como zoom, visão 360 graus ou fotos de vários ângulos são ótimas, assim como fotos grandes, bem iluminadas e de alta qualidade.

10. Mostre que seu site é de confiança

Enquanto a internet oferece facilidade e comodidade para o consumidor realizar as suas compras, ela também se tornou muito vulnerável ao ataque de hackers e pessoas sem boas intenções.

Devido a isso, é de extrema importância que você invista em segurança no seu e-commerce. Os selos e certificações transmitem credibilidade ao consumidor, o que é essencial para concluir a compra.

O selo atesta a confiabilidade do site e os certificados de segurança mantém a política de privacidade, impedindo que os dados dos consumidores sejam acessados por terceiros.

11. Simplifique o processo de checkout

A facilidade do checkout é fundamental para determinar quantas compras vão ser concluídas na sua loja. Quanto mais difícil e demorado o processo, mais pessoas vão abandonar o carrinho e nunca mais voltar.

Por isso, simplifique os formulários, apresente as informações de forma clara e mostre o progresso do cadastro para incentivar o cliente a continuar.

Certifique-se de que seja MUITO fácil para as pessoas adicionarem ao carrinho – quanto mais botões ou etapas forem necessárias para finalizar a compra, maior será a probabilidade das pessoas abandonarem o carrinho.

Quanto mais fácil for para um cliente fazer uma compra, maior será a probabilidade de ele comprar.

12. Ouça o que o seu público tem a dizer

Quando desejam melhorar a performance de uma loja virtual, muitos empreendedores esperam uma fórmula de sucesso com todos os passos exatos que precisam ser dados. 

Se fosse fácil como uma receita, qualquer pessoa poderia se transformar instantaneamente em um empresário bem-sucedido. 

Não esqueça que você tem ao seu lado uma equipe de especialistas que pode ajudá-lo no crescimento do negócio: os consumidores. 

Faça pesquisas com seus clientes procurando identificar os pontos fortes e fracos da loja virtual, peça sugestões e considere as reclamações que são feitas, encontrando nelas as oportunidades de melhoria.

13. Melhore a taxa de conversão testando, testando e testando

Seja incansável ao otimizar sua loja online e canais de marketing para aumentar a taxa de conversão. Se você não tentou mais de 50 mudanças em sua abordagem para ver como isso afeta suas métricas, você não experimentou o suficiente.

14. Ofereça descrições detalhadas dos produtos

Sites que só mostram a descrição do fabricante para cada produto perdem uma oportunidade incrível de despertar desejo nos prospectivos clientes.

A persuasão é fundamental para aumentar a conversão em e-commerce, e isso passa diretamente pela descrição de produto.

Seja específico, mas detalhe o que puder para que a pessoa consiga tirar todas as dúvidas que tiver.

Pense sempre no seguinte:

Dúvida gera medo. E as pessoas dificilmente compram com medo, especialmente pela internet.

Hora de agir 

Mais de 60% dos consumidores globais mudaram seu comportamento de compra desde o início da pandemia. 

Com décadas de desenvolvimento ocorrendo em apenas alguns dias, a situação global continua a mudar o comportamento do consumidor de uma forma sem precedentes.

Para dar os primeiros passos rumo à transformação digital, te convido a conhecer a Staage, onde você aprenderá com grandes referências do setor, como Alejandro Vásquez, co-fundador e CCO da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce líder na América Latina, Thiago Concer, autoridade máxima no segmento de vendas, Thiago Reis, o fundador e CEO da Growth Machine, e muitos outros que o ajudarão a aumentar as vendas online e aprimorar suas estratégias no seu e-commerce.

Com essas dicas será possível que você comece a trabalhar com o marketing digital para e-commerce ainda hoje. Porém, não se esqueça que os resultados não virão do dia para a noite e como a concorrência nesse mundo é grande, é preciso paciência para construir a reputação do seu negócio.

Conte com a gente para tirar dúvidas nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS