fbpx
segunda-feira, outubro 3, 2022
spot_img
InícioMarketing DigitalO Marketing Digital em 2021

O Marketing Digital em 2021

Definir metas e traçar estratégias está sendo crucial para identificar quais canais estão funcionando, o que mais você pode experimentar e assim, otimizar seus esforços. Separamos algumas das principais tendências de marketing digital a serem observadas em 2021 e como se preparar para elas.

O mundo mudou. E a maneira como fazemos Marketing também. 

Ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia de marketing não só é essencial, mas uma questão de sobrevivência.

Hábitos e os comportamentos dos consumidores e processos das empresas foram afetados drasticamente pela pandemia. E muitas dessas mudanças ditaram as tendências do marketing digital em 2021.

2020 foi um ano de muitas incertezas, dores e perdas. Mas, também transformou comportamentos, tecnologias e modos de trabalho que impactaram diretamente o Marketing Digital, exigindo que as marcas respondessem rapidamente.

Isso significa que enquanto as pessoas se adaptavam ao distanciamento social, as empresas tiveram que fortalecer sua transformação digital e acelerar o ritmo das mudanças. Por isso, à medida que entramos em um novo ano, a agilidade e o investimento digital continuarão sendo as principais prioridades dos profissionais de marketing, à medida que as marcas tentam recuperar o atraso.

Mas, não esqueça que a pandemia não acabou — ainda vamos conviver com certa instabilidade por algum tempo. As empresas que se planejam e se antecipam às mudanças estão mais preparadas para enfrentá-las.

Definir metas e traçar estratégias está sendo crucial para identificar quais canais estão funcionando, o que mais você pode experimentar e assim, otimizar seus esforços. Os especialistas da Staage separarão algumas das principais tendências a serem observadas em 2021 e como se preparar para elas.

1. A continuação e a ascensão das mídias sociais

Inevitavelmente, assim como em 2020, a mídia social está desempenhando um papel central nas estratégias de marketing digital em 2021. Plataformas como o Instagram, Facebook e Twitter podem ter sido criadas para comunicação interpessoal, mas desde então se tornaram ferramentas essenciais de marketing. Por meio das mídias sociais, as empresas têm a plataforma perfeita por meio da qual podem facilmente criar e publicar conteúdo, comercializar seus produtos e/ou serviços, bem como interagir com seu público. 

Além do mais, essas plataformas estão acomodando cada vez mais todo o processo de marketing – desde o momento da descoberta até realmente fazer uma compra sem precisar sair da plataforma. 

2. Marketing de vídeo

A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2021. 

Desenvolva sua estratégia considerando os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.

Concentrar-se no que seu público deseja é crucial, assim como garantir a velocidade e a qualidade do vídeo. 

Outras tendências de vídeo a serem focadas incluem lives e o aplicativo TikTok.

3. O marketing por email é eficaz desde sempre

Comparado a outras formas de marketing digital, o marketing por email existe há muito tempo. Devido à sua idade, pode haver algumas dúvidas em torno de sua relevância, mas a verdade é que o email marketing é tão relevante em 2021 quanto era há uma década. A distribuição automatizada de e-mails acionados por tempo ou ação para listas de e-mail e assinantes com informações relevantes ainda gera uma quantidade incrível de engajamento.

A automação de e-mail é uma tática de marketing poderosa, e automatizar uma campanha permite que as empresas gerem leads, vendas e receitas sempre que surge uma oportunidade. 

4. Produção de podcasts

O podcast não é bem uma grande novidade, mas se mostrou como uma tendência de crescimento muito grande em 2020 e certamente está em expansão em 2021.

Você pode fazer em um formato de entrevista, de um debate ou uma aula sobre determinado tema. Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.

5. O novo rei do social: vídeos curtos

Os níveis de tédio das pessoas aumentaram enquanto se protegiam em casa e muitos optaram por vídeos curtos para entretenimento: o TikTok agora é a plataforma preferida da Geração Z, durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, foi o app mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads, e o Facebook lançou o Instagram Reels para entrar em ação. Com o aumento no consumo de mídia social para todas as gerações, as marcas redirecionaram os orçamentos para esses canais.

No entanto, mais importante ainda que estar no TikTok ou no Reels é entender a linguagem de conteúdo que essas plataformas estão consolidando. Não esqueça, os conteúdos para esses apps servem para dar risada, mas também para educar e informar, mas sempre com um toque de humor.

6. Melhorar a velocidade e a qualidade do conteúdo para chegar ao topo

Mais nem sempre é melhor, especialmente quando se trata de conteúdo. É por isso que qualquer estratégia para dimensionar o marketing de conteúdo deve considerar a velocidade e a qualidade em medidas iguais.

Se você está dedicando muito trabalho e atenção ao seu conteúdo, mas só consegue publicá-lo uma vez por mês, está perdendo muitas oportunidades de aparecer em pesquisas, redes sociais, e-mail e outros canais em comparação com seus concorrentes mais produtivos.

Em vez disso, observe o que você precisa melhorar e implementar para criar conteúdo de qualidade em escala.

7. Interaja diretamente com seus clientes

A internet removeu efetivamente as várias barreiras geográficas, de idioma e de tempo que antes separavam uma empresa de seus clientes. Enquanto no passado um cliente teria que escrever um e-mail ou ligar para um número. Hoje é tão simples como deixar um comentário em um post ou enviar uma mensagem privada no direct em questão de minutos.

Todos estão sempre acessíveis online, e a expectativa de que os clientes sejam capazes de interagir com uma empresa se estendeu até mesmo além dos domínios da mídia social.

Portanto, em uma era digital, é mais importante do que nunca que as empresas garantam que estão disponíveis para interagir com clientes potenciais e existentes no caso de uma consulta, análise ou até mesmo uma reclamação. 

8. Compradores informados desejam comprar de marcas informadas

Isso significa evoluir além da era da personalização e entrar na era do comércio pessoal, onde os consumidores procuram suas experiências com marcas para refletir suas preferências a qualquer momento.

Ou seja, eles esperam que as marcas entendam o que compraram no passado e os ajudem a determinar o que devem comprar em seguida, com base em todos os dados que compartilharam conscientemente com eles ao se envolverem com seus sites e canais.

Conclusão

As tendências de marketing digital descritas acima são apenas algumas das estratégias que você pode incorporar em suas iniciativas de marketing digital e pode ser um ponto de partida para seu negócio.

Decida quais estratégias deseja priorizar, dependendo do propósito, dos objetivos e do escopo do seu negócio.

Concluímos que o marketing digital em 2021 consiste em uma combinação de estratégias tradicionais e métodos inovadores por meio dos quais você pode impulsionar seus negócios.

Além disso, na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender ao usuário. A Staage nasceu justamente por esse motivo: para te ensinar e te atualizar, de maneira acessível, a maneira certa de fazer marketing nos dias atuais.

Na Staage, você vai aprender, através de um conteúdo incrível como Thiago NigroJoel JotaBruno PeriniBreno PerruchoJu FraccaroliRoberta SantosPhilip Kotler – o pai do marketing, entre outros convidados INCRÍVEIS a dominar as principais competências de marketing, como: copywriting, tráfego, growth, vendas, Instagram, comunidade, lançamentos, podcasts e muito mais. 

Clique no link abaixo e transforme sua vida com o marketing digital de maneira acessível, em um único lugar e com as melhores referências no assunto. 

https://staage.com/

MAIS LIDAS