fbpx
sexta-feira, maio 20, 2022
spot_img
InícioBiografiasA história do Joel Jota que talvez você ainda não conheça

A história do Joel Jota que talvez você ainda não conheça

Durante quase 20 anos foi atleta profissional de natação, coordenador geral do Instituto Neymar por 4 anos, foi treinador de atletas de alta performance, autor do livro best seller 100% presente, professor, palestrante, mestre em Ciências do Esporte, empreendedor e mentor de negócios e alta performance. Esse é um resumo do Joel Jota que você já conhece. Nas linhas abaixo quero te apresentar detalhes da vida do Joel que talvez você nunca ouviu. 

Para ele conquistar todos os títulos descritos acima muitas coisas aconteceram no caminho. 

O mentor do Joel

pai do joel moraes

Podemos começar essa história falando do pai do Joel, uma verdadeira inspiração de homem forte, valente, determinado, um pai presente, pescador de Maruim – Sergipe, trabalhador, que venceu na vida e fez sempre o melhor pela sua família. 

Antes de falecer, Joel Moraes (pai) disse as seguintes palavras para o Joel: “Pense como quiser. Faça o que quiser, mas não culpe ninguém por seus resultados”. Isso plantou no JJ a mais forte de todas as sementes da responsabilidade, confiança e atitude. E ele fala com orgulho que esse princípio norteia sua vida. 

A partir dessa frase dita por seu mentor, que desde o início de sua carreira esteve presente orientando e aconselhando, aprendeu na infância que o exemplo não é importante, ele é tudo. Este aprendizado o levou a encarar a seguinte jornada: inspirar, motivar, transpirar, transformar e retornar.  

Eu não sou o Gustavo Borges!

O sonho do Joel era ser o Gustavo Borges. Ele treinou, treinou e treinou para competir com ídolo e, mais do que isso, superá-lo na raia. Foram seis anos até ele conseguir competir com Borges em uma competição.

“Era tudo o que eu queria. Era tudo o que eu desejei. Meu pai e minha mãe estavam lá. E quando eu fui competir com Gustavo Borges, eu perdi feio, porque eu pedi permissão para ganhar dele. Eu não usei recursos, não tinha personalidade, embora ter sido colocado numa situação de bastante treino intenso, num cenário bastante extraordinário eu não tive todos os elementos e eu não consegui vencer o Gustavo Borges, ou seja, eu não consegui ser o Gustavo Borges que eu tenho quis ser”. 

Alguns anos depois, Joel percebeu que ele não era o Gustavo Borges, e sim o Joel Moraes. “Muitas pessoas passam a vida inteira querendo ser quem elas não são. Eu passei a minha vida inteira querendo ser o Gustavo Borges, mas eu não sou o Gustavo Borges. Eu não tenho o tamanho ou a estrutura física dele”. Foi aí que ele tomou uma decisão.

joel-jota-gustavo-borges
Santos, 2001

“Em 2017, eu estava no Instituto Neymar, no horário do almoço, eu abri meu Facebook e vi: a maior autoridade de alta performance no Brasil vai fazer um evento. Na época nem conta no Instagram eu tinha, mas eu falei: eu vou ser o maior do Brasil em alta performance. Falei com tanta convicção que todo meu corpo entendeu e hoje eu sou. Quando alguém decide uma coisa na vida e é irreversível, o organismo, a inteligência, o cérebro e o universo dão conta do resto”. 

Quando Joel decidiu que queria ensinar?

Joel cresceu num ambiente de alta performance e meritocracia, vendo o pai, que é negro, estudando o movimento negro e em uma das fitas cassetes gravadas do Joel estava escrito: “você é meu Anthony Nesty” — o primeiro negro campeão olímpico de natação.

Aos 17 anos, em uma competição paulista, Joel obteve uma marca histórica: quebrou um recorde de nove anos de Gustavo Borges, na prova dos 50m nado livre júnior I.

Quando ele saiu da piscina para abraçar o pai, ele ouviu dele algo que marcou sua vida para sempre: “filho, você não está apenas batendo recordes, você está quebrando barreiras, porque dizem que negro não nada”. A partir daí ele começou sua pesquisa de TCC da faculdade baseado no tema: porquê não tem negro na natação. 

pai do joel jota
Joel Jota com seu pai

Antes de começar suas pesquisas, ele acreditava que não tinha negro nadando porque a densidade óssea é maior, mas para sua surpresa, ele não encontrou nada na literatura. No seu estudo ele chegou a conclusão que não existe negro nadando porque não existe pobre nadando. O negro não tem acesso. 

A pesquisa foi feita, o TCC apresentado, a plateia emocionada e uma nota 10.

Após uns meses ele estava nadando numa prova de 100 metros livre no campeonato paulista, quando sai da piscina dois homens o convidam para participar da semana da consciência negra na câmara municipal de São Paulo para falar do seu TCC, o primeiro a abordar esse tema. Ele aceitou, com certeza.

E, para sua surpresa ao chegar ao evento, Anthony Nesty estava presente no evento que ele iria palestrar. A plateia estava lotada, ele estava tremendo, com medo, se sentindo despreparado e ele só conhecia uma pessoa, seu irmão, Marcel Moraes com uns 15 anos, emocionado e chorando de orgulho após sua apresentação. Foi neste momento que Joel Moares decidiu o que ia fazer da sua vida: ensinar. 

Ao tomar essa decisão, ele foi dar aula em faculdades. Ele foi professor por mais de 10 anos formando mais de 2 mil alunos. Essa foi uma época essencial na vida e carreira do Joel, pois foi na sala de aula que ele ganhou muita bagagem e experiência para se comunicar e passar a verdade dele. Contudo, chegou um momento, com 32 anos, que ele queria mais que dar aula e ir para um próximo nível.

Quem é Joel Jota?

joel jota atualmente

Joel Jota é empresário, CEO da “3Ps Treinamentos”, Sócio do Grupo Primo, investidor, digital influencer e já ajudou dezenas de empresas a faturarem milhões de reais em seus negócios. Além disso, e o mais importante, é pai do João Vicente (que carinhosamente chama de Little Jhony, do Joaquim (o caçula Joca) e marido da Lalas, Larissa Cieslak, que também é ex atleta da seleção brasileira de natação. 

família Joel Jota

Ele fala em seu livro: “depois do nascimento do João tudo ao redor ganhou mais sentido, renovando a autorresponsabilidade e a garra de querer acertar (por ele, por mim, pela nossa família), e isso gera melhores atitudes — sempre com uma intenção verdadeira. Todo mundo pode errar na estratégia, mas a paternidade vem para reafirmar o compromisso de nunca errar na intenção. Quando olhei pela primeira vez para ele já me senti mais determinado, guerreiro — como provavelmente meu pai se sentia quando me olhava, enxergando não um garoto franzino, mas meu gigantismo interior”.

Joel levou ensinamentos que adquiriu como nadador profissional para fora da piscina, em todas as áreas de atuação e ele não cansa de repetir: “o sucesso é treinável e todo campeão é alguém mediano com muito foco”.

Livros do Joel Jota

100% presente - livro do joel jota

Além de ex-atleta da seleção brasileira de natação e mestre em ciências do esporte pela USP, Joel Jota também é autor de 8 livros, entre eles está: “O Sucesso é Treinável”, “Pentagrama de Alta Performance”, “O sucesso é óbvio” “Ultracorajoso: Verdades incontestáveis para alcançar a alta performance profissional”, “Empodere-se agora” e “Esteja, viva, permaneça 100% Presente”. 

Nessas obras, Joel fala sobre o poder que os pequenos hábitos possuem na obtenção de grandes conquistas. Ele também compartilha os aprendizados que ele obteve como atleta e fala sobre o método que ele usava para potencializar sua performance pessoal e profissional. 

O segredo da alta performance

Essa é a trajetória de um menino de Santos, no litoral paulista, que tinha um sonho — ser como Gustavo Borges, o maior medalhista olímpico da natação brasileira, com 33 medalhas — e ele foi muito além desse sonho. Joel Moraes venceu Gustavo Borges algumas vezes ao longo da carreira. E, em 2005, foi considerado um dos melhores nadadores do mundo.

Sem dúvidas, Joel Jota é uma grande inspiração para jovens, empreendedores, atletas e diversas pessoas o tem como um verdadeiro mentor. 

joel jota - staage

Nosso destino são pautados por nossas decisões. Isso você já está careca de saber. Decidir ser nadador, me ensinou a ser disciplinado, focado e aprender que o sucesso é treino. Decidir ser professor, fez eu tomar decisões baseadas no conhecimento e nunca falar sem propriedade. Decidir ser treinador, me ensinou a importância de servir, ser líder e liderar pelo exemplo. Decidir ser escritor, me ensinou que, por mais caótico que possa parecer, eu precisaria de um método para organizar meus pensamentos para ser aplicado por outras pessoas. Casar com a minha esposa, me ensinou que as opiniões podem ser divergentes, mas o objetivo final tem que ser convergente. Começar a empreender me ensinou que além de saber do negócio, eu deveria saber de negócio. Decidir aceitar um projeto com uma envergadura como o do Instituto Neymar, me ensinou que não existe sucesso na zona de conforto. Decidir ser mentor, me ensinou que o exemplo não é importante, o exemplo é tudo. Cada decisão, um destino. Todos nós tomamos decisões todos os dias. A grande questão é: as decisões que você toma estão te levando para onde você quer?” — Joel Jota.

Joel gravou uma aula incrível para Staage para ensinar você a transformar sua ideia em projeto e, na sequência, tirá-lo do papel. Nesta Staageclass, você terá um passo a passo de todos os processos que precisa executar para ganhar dinheiro com o seu projeto. 

aula do joel jota na staage

Conheça a Staage para assistir essa e outras aulas com especialistas em marketing digital e vá para o próximo nível. Não se esqueça: o sucesso é treinável. 

2 COMENTÁRIOS

  1. Admiro demais essa cara, sua disciplina, foco e clareza são impressionantes. Seus ensinamentos são incríveis e quando começa a falar não consigo parar de assistir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS